Filmes que debatem a criação artística e o próprio papel social da arte ocorrem entre os dias 02 e 30 de julho
O Sesc Bento Gonçalves exibe, entre os dias 02 e 30 de julho, a mostra de cinema “A Arte e seu Enleio”. As sessões integram a programação do Cine Sesc e acontecem no Sesc local (Av. Cândido Costa, 88), sempre às 20h, seguido de debate sobre as principais características dos filmes. Na ocasião, serão apresentadas obras cinematográficas para diversos públicos. Confira a programação completa abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452-6103, no site www.sesc-rs.com.br/bentogoncalves e na página www.facebook.com/sescbentogoncalves.
Pensar nos processos e cotidianos que envolvem as artes é também lançar uma reflexão acerca delas. Por isso, artes plásticas, dança, literatura e o próprio cinema estão incluídos como objetos de estudo nos filmes. A primeira obra a ser exibida é uma animação polonesa, com direção de Dorota Kobiela: “Com amor, Van Gogh”, no dia 02 de julho. A película narra a história de Armand Roulin que encontra uma carta do pintor e decide investigar a veracidade de seu suicídio. A mostra conta, ainda com os títulos “Pendular – Vitrine”, “David Lynch, a vida de um artista – Fênix”, “O Cidadão Ilustre” e “Eu sou Ingrid Bergman”. Veja mais detalhes abaixo.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Cine Sesc – Mostra A Arte e seu Enleio – Sesc Bento Gonçalves
Horário: 20h
Local: Sesc Bento Gonçalves (Av. Cândido Costa, 88)
Ingresso: Gratuito
Após a exibição dos filmes, haverá debate abordando as principais características das obras.
02/07
Com amor, Van Gogh
Dorota Kobiela, 2017, Polônia, 95 min, Animação/Biografia
1981. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.
Classificação: 12 anos
09/07
Pendular – Vitrine
Julia Murat, 2017, Brasil/Argentina/França, 108 min, Drama
Em um galpão abandonado, um casal de artistas contemporâneos observa a arte, a performance e sua intimidade se misturarem. A partir de sequentes contradições, eles vão aos poucos perdendo sua capacidade de distinguir o que faz parte dos seus projetos artísticos e o que nada mais é que a relação amorosa, criando até mesmo um conflito com seu passado.
Classificação: 18 anos
16/07
David Lynch, a vida de um artista – Fênix
Jon Nguyen, Rick Barnes, 2017, EUA/Dinamarca, 88 min, Documentário/Biografia
Em uma íntima jornada, o documentário narra sobre os anos que formaram a vida do cineasta David Lynch. Desde sua criação idílica em uma pequena cidade até as ruas escuras de Filadélfia, acompanhamos Lynch à medida que ele traça os eventos principais para a sua formação, assim como para o seu estilo cinematográfico enigmático.
Classificação: 12 anos
23/07
O Cidadão Ilustre
Mariano Cohn, 2017, Argentina, 118 min, Comédia/Drama
Daniel Mantovani (Oscar Martínez), um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta à sua terra natal, ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade – um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local.
Classificação: 14 anos
30/07
Eu sou Ingrid Bergman
Stig Björkman, 2015, Suécia, 104 min, Documentário
Usando os diários íntimos de Ingrid Bergman, além das cartas enviadas às suas amigas, o documentário traça todo o percurso pessoal e profissional da atriz, incluindo seus diversos casamentos, a relação controversa com os filhos, o escândalo de adultério, as mudanças para os Estados Unidos, França e Inglaterra os principais filmes e prêmios recebidos na carreira.
Classificação: 10 anos
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família