Na manhã do dia 1º junho, na Fundação Casa das Artes, ocorreu a 1ª Conferência Municipal de Povos de Matriz Africana. Na ocasião, foram eleitos quatro membros e suplentes que foram escolhidos entre as entidades presentes. O evento contou com, aproximadamente, 70 pessoas.
O secretário de Habitação e Assistência Social e vereador, Eduardo Vírissimo, que propôs a Lei nº 6433 que dispõe a criação do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana, salientou que “todos vocês serão representados por este conselho, que progressivamente e ordenadamente, possam cada vez mais avançar em políticas que são importantes dentro do município que tenham uma representação digna que é a religião de vocês. É um direito imprescindível do bem-estar social e da convivência harmoniosa”.
O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressaltou que “hoje, Bento Gonçalves concretiza a mais uma vez a riqueza das manifestações culturais. A atuação de um conselho é a melhor forma de democratizar a construção de políticas públicas, ao mesmo tempo, essa divisão de responsabilidades junto a sociedade assegura e contribui a defesa do direito da liberdade crença do cidadão, buscando o diálogo e o respeito”.
Lisiane Pires, conhecida como Mãe Lisi do Ylê Axé Filhos de Yemanjá e Ogun, destacou que “precisamos alinhar junto a Gestão Municipal que possam nos auxiliar às normativas e adequações das políticas públicas para nos sejamos bem vistos pela sociedade e desmitificar muita coisa que os pré-conceitos e preconceitos impuseram em nossa trajetória. Esse ato de hoje é conseqüência de uma luta e de um acolhimento do Poder Público. Esse êxito nos permite ter uma caminhada com uma visão mais ampla e integrada”.
Membros que compõem o Conselho Municipal de Povos de Matriz Africana – Sociedade Civil:
Titular: Bruno dos Santos Melo (Centro de Umbanda Caboclo Pena Dourada e Nanã Boruquê)
Suplente: Rafael Francisco Mazzini Gorga (Centro de Umbanda Caboclo Pena Dourada e Nanã Boruquê)
Titular: Lisiane Pires (Ylê Axé Filhos de Yemanjá e Ogun)
Suplente: Anderson Luis Machado (Ylê Axé Filhos de Yemanjá e Ogun)
Titular: Fransuele dos Santos (Ylê Oxalá Talajó)
Suplente: Anahí C. Miranda (Centro de Umbanda Oxum e Ogum Beira Mar)
Titular: Sávio David (Ylê Axé Filhos de Oxalá)
Suplente: Hamiton Soares de Souza Júnior (Ylê Axé Filhos de Oxalá)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto capa: Jose Martim Estefanon
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS