Dia 25 de maio é o Dia da Indústria, setor no qual o Rio Grande do Sul responde por um PIB de R$ 81,7 bilhões, equivalente a 7,1% da indústria nacional, segundo levantamento de 2016 da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para melhorar a competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nesse setor, o Sebrae RS investe em ações de produtividade, orienta sobre a aplicação de tecnologias de produção voltadas à Indústria 4.0 e sobre a gestão do negócio, além de facilitar o acesso a mercados.
“A partir do desenvolvimento empresarial, promovemos a conexão da indústria com a sua cadeia produtiva e oportunizamos a melhoria do ambiente de negócios através da atuação com a governança setorial. Promovemos imersões nacionais e internacionais, onde os empresários podem identificar tendências e tecnologias do seu setor, cursos e consultorias temáticas, eventos de networking e de conhecimento e desenvolvimento de conteúdo qualificado sobre os setores industriais”, explica Fabio Krieger Lopes Reis, gerente de Competitividade Setorial do Sebrae RS.
Uma das ações é a promoção de parcerias por meio de conexões entre diferentes empresas. Esses grupos, formados por empresários com interesses em comum, do mesmo setor ou cadeia produtiva, trocam informações, ideias e boas práticas. Além de networking, são realizadas atividades pensadas para desenvolver algum ponto de melhoria do negócio ou da cadeia a partir de objetivos e resultados. Um especialista do setor acompanha o grupo e ajuda a identificar gargalos e oportunidades para melhorar a competitividade das empresas. “Nesse sentido, o empresário tem acesso a ações como participações em feiras, visitas técnicas e missões estratégicas para a geração de boas práticas e benchmarking”, acrescenta Reis.
Um exemplo está na Mercopar, Feira de Inovação Industrial que chega a sua 28ª edição este ano e está com inscrições abertas. O evento ocorre em outubro, em Caxias do Sul, e traz uma abrangente programação sobre indústria 4.0 e a realização de negócios, envolvendo desde startups até grandes indústrias e apresentando os já tradicionais Salão de Negócios e Salão de Inovação. A novidade será o Encadear Summit, com cases de Encadeamento Produtivo de grandes empresas.
Além da feira, o Sebrae RS também disponibiliza iniciativas de atendimento, com a oferta constante de produtos para a indústria. “A maior contribuição do Sebrae no setor é a capacidade de antecipar oportunidades e desafios para preparar as pequenas indústrias gaúchas para se manterem competitivas no mercado”, acrescenta o gerente.
Sócio da Alfajores Odara, Kauê Bohrer, conta que o Sebrae RS ajudou a empresa a aumentar em mais de 100% o faturamento. Tudo graças à participação em eventos como a ExpoAgas, no Rio Grande do Sul, e a Apas Show, em São Paulo. O Sebrae também subsidiou um trabalho técnico para desenvolvimento do produto, relata Bohrer. Com fábrica em Porto Alegre, 18 colaboradores e produção de cerca de 150 mil unidades por mês, a Alfajores Odara começou em casa, sendo tocada pelos dois sócios. No primeiro ano, o volume mensal de produtos fabricados não passava de 3 mil.
Saiba mais sobre produtos destinados à indústria
Atualmente, o Sebrae RS possui diferentes cadeias produtivas e segmentos específicos para o trabalho coletivo na indústria: Alimentos, Moda, Saúde, Moveleiro, TI, Expansão, Metalmecânico, Energia e Agroindústrias. Entre em contato com o Sebrae mais próximo da sua região ou pelo site www.sebraers.com.br e telefone 0800 570 0800.
Fonte: Sebrae/RS
Curso de Design da UCS Bento se posiciona como o melhor da Serra
Empresas têm até esta sexta-feira, 29, para pagar o décimo terceiro salário
Secretaria de Mobilidade Urbana realiza segunda etapa de remoção de fios inutilizados na Avenida São Roque, em Bento