Projeto “Campus Sustentável” também instalou painéis solares fotovoltaicos para geração de energia
A RGE, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), investiu R$ 671 mil no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, pertencente à Universidade de Caxias do Sul, e localizado em Bento Gonçalves. A distribuidora do Grupo CPFL substituiu 2.479 lâmpadas comuns por versões de LED e instalou 56 painéis solares fotovoltaicos para geração de energia. O projeto “Eficiência Energética e Solar – CARVI 2018” foi selecionado através da Chamada Pública de Projetos de 2018.
Com a troca das lâmpadas, a iniciativa “Campus Sustentável” estima a redução de consumo de energia elétrica em 232,43 MWh/ano e uma diminuição na demanda na faixa de 63,64kW. Os gastos anuais com a conta de energia elétrica poderão ter uma queda de 35%, o que significa uma economia anual de R$ 230 mil (*).
As lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas que as versões comuns e duram três vezes mais, além de ter melhor desempenho de iluminação e maior confiabilidade. “Essa ação desperta os alunos, professores e funcionários para o uso mais consciente da energia elétrica”, diz o gerente de Eficiência Energética da RGE, Felipe Zaia.
A troca das lâmpadas foi executada sem nenhum custo para a Universidade. A RGE também recolheu as lâmpadas antigas e as encaminhou para o descarte adequado.
(*)Referência a Tarifa Verde-A4 Comercial Outros Serviços Atividades da unidade consumidora principal.
Fonte: Assessoria de Comunicação RGE
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família