“O design de mobiliário conta histórias”. Está no ar a campanha de comunicação do Prêmio Salão Design 2020, o prêmio brasileiro de design de mobiliário. Nessa 23ª edição, as peças publicitárias homenageiam o design de móveis no Brasil através da história dos designers e de suas criações. Nomes como Zanine Caldas, Sergio Rodrigues e Paulo Mendes da Rocha terão suas peças ilustrando a campanha, ao lado de vencedores das edições anteriores do prêmio.
Com patrocínio de Berneck e Interprint do Brasil, o Prêmio Salão Design 2020 terá inscrições de 04 de junho a 05 de setembro para profissionais e estudantes brasileiros e estrangeiros. O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, explica que o mote publicitário dessa edição oferece duas leituras possíveis: a questão criativa do desenvolvimento da peça e a relação das pessoas com essas criações, sejam os designers ou os usuários. “Móveis guardam questões criativas, históricas e afetivas. São essas histórias que queremos contar”, destaca Nuncio.
Ao longo do período de inscrições, até o julgamento e divulgação dos premiados, o Prêmio Salão Design vai contar a história de peças emblemáticas no design brasileiro, seja por meio de cartazes ou no blog da premiação. A primeira dessas peças icônicas é a cadeira Paulistano, design de Paulo Mendes da Rocha. A cadeira foi encomendada em 1957 para a nova sede do Clube Atlético Paulistano. O desenho original da cadeira Paulistano consiste numa barra contínua de aço mola flexível e uma rede levíssima de Tucum – a última palavra da metalurgia no Brasil à época associada à inteligência sagaz do nativo original americano. Mais tarde, não sendo possível encomendar as redes com os índios, as cadeiras foram revestidas com diversos outros tecidos.
O Prêmio Salão Design é promovido desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e nasceu no maior polo moveleiro do país como para atender às demandas de inovação do setor à época. Em sua trajetória de 30 anos, já são quase 15 mil projetos inscritos. Essa edição terá cerimônia de premiação e mostra dos vencedores na feira Movelsul Brasil, em março de 2020, em Bento Gonçalves (RS). Depois, os premiados da edição ainda participam de exposição na High Design Home & Office Expo de 2020.
Importantes mudanças no regulamento marcam essa edição do Prêmio Salão Design, como alterações de categorias. Ademais, nesse ano, serão aceitos apenas projetos de mobiliário. Para fazer o download do regulamento, acesse www.salaodesign.com.br.
Fonte: Sindmóveis
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA