A vacinação contra a gripe neste ano tem uma atenção especial às crianças (acima de 6 meses e menores de 6 anos) e gestantes. Por isso, para esses dois públicos, a campanha inciou mais cedo, em 10 de abril, mais de uma semana antes dos outros grupos. Desde lá, cerca de 460 mil já se vacinaram, o que representa 55% de cobertura desses segmentos no RS.
Mas ainda restam cerca de 380 mil crianças e gestantes que ainda precisam se proteger contra a gripe (ou influenza), o que deve ser feito preferencialmente antes da chegada do inverno. A campanha está na sua reta final, vai até 31 de maio.
Parobé destaca o uso das redes sociais
Entre os municípios com mais de 4 mil crianças e gestantes, Parobé é a cidade com melhor desempenho até o momento, já tendo alcançado 77% de cobertura, ou 3,5 mil do total de 4,6 mil crianças e gestantes. A secretária municipal de saúde, Marizete Pinheiro, destaca a mobilização feita pelas redes sociais.
“Buscamos orientar a população mostrando quais são os grupos prioritários e a importância da vacina”, comenta. “E isso logo se espalhou pela nossa cidade, todos ficaram sabendo e se engajaram”, completa a secretária do município da Região Metropolitana.
Melhores municípios mais de 4 mil crianças e gestantes (43 municípios no Estado)
1º – Parobé (77%)
2º – São Borja (74%)
3º – Santa Rosa (73%)
4º – Lajeado (71%)
5º – Guaíba (66%)
Sobradinho mobiliza agentes comunitários
Em uma faixa intermediária de população a ser vacinada, entre 1 mil e 4 mil crianças e gestantes, Sobradinho é o primeiro a atingir a meta de ultrapassar os 90% de cobertura. O município da Região Centro Serra, inclusive, vacinou mais crianças e gestantes do que se estimava de população, chegando hoje a 102% de cobertura, com 1.073 doses aplicadas. O secretário municipal de saúde, Nilo Wietzke, comenta a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde. “Eles acompanham as famílias e, de casa em casa, fazem o chamamento à vacinação, o que aproxima a população dos serviços de saúde”, afirma.
Melhores municípios com população de crianças e gestantes entre 1 mil e 4 mil (92 municípios)
1º – Sobradinho (102%)
2º – Tapejara (82%)
3º – Gramado (82%)
4º – Guaporé (80%)
5º – Tupanciretã (78%)
Pinto Bandeira chega a mais de 150% de cobertura
Em municípios menores, é comum a ocorrência de coberturas acima dos 100%, já que são utilizadas estimativas populacionais baseadas em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do registro de nascimentos. Um desses casos é Pinto Bandeira que, neste ano, vacinou 151% da população que se calculava de crianças e gestantes. Isso representa que, na cidade da Serra, foram vacinadas até o momento 86 pessoas, o que significa 29 acima da estimativa. Para alcançar a todos eles, a secretária municipal de saúde, Janaíne Arpini, destaca a mobilização realizada durante o sábado do Dia D, em 4 de maio.
“Levamos a vacinação para a praça central e tivemos uma boa adesão”, relata. “Também foi muito importante o trabalho de distribuição de materiais informativos pelos agentes de saúde nas visitas domiciliares e também nas creches e escolas”, afirma a titular da pasta.
Melhores municípios com até 1 mil crianças e gestantes (362 municípios no Estado)
1º – Pinto Bandeira (151%)
2º – São José do Inhacorá (124%)
3º – Eugênio de Castro (117%)
4º – São João do Polêsine (117%)
5º – Montauri (115%)
Apoio de entidades médicas e do Guri de Uruguaiana
Na mobilização pela vacinação, a Secretaria Estadual da Saúde conta com a parceria das entidades médicas gaúchas das áreas da ginecologia e obstetrícia, pediatria e geriatria e gerontologia, além da Sociedade Brasileira de Imunizações. Os presidentes dessas associações e sociedades gravaram vídeos para a campanha, onde respondem as principais dúvidas sobre a vacinação e a gripe. A secretaria conta ainda com a participação de profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) esclarecendo questões sobre o tema. O material é divulgado nas redes sociais da secretaria (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e está aberto para compartilhamento de qualquer pessoa ou por páginas de outras entidades, órgãos públicos, secretarias municipais e prefeituras.
A secretaria tem também o apoio do Guri de Uruguaiana para incentivar a vacinação da gripe. O personagem – interpretado pelo comediante Jair Kobe – gravou vídeos para a campanha nas redes sociais. A participação voluntária do artista busca estimular a população dos grupos prioritários a fazerem a vacina antes do término da campanha, em 31 de maio.
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde
Gastronomia e diversão garantem mais de 5,4 mil pessoas no segundo final de semana do 33º FestiQuejo
Mais duas agroindústrias recebem certificação do Selo Sabor de Bento
Julgamentos na Justiça do Trabalho superaram 4 milhões em 2024