O Dia do Padre é comemorado no dia 4 de agosto no nosso país. O padre é visto há muitos e muitos séculos como um representante de Deus na Terra. Cabe a ele, entre outras atribuições, a celebração de eventos como missas, dar a comunhão para os seus fiéis e também é ele quem celebra momentos importantes como batizados e casamentos. Para aqueles que creem na Igreja Católica Apostólica Romana, a figura do padre se equivale e se assemelha muito a de um pai (“pai”, que inclusive é traduzido como “padre” em diversos idiomas). O padre na igreja é aquele que é capaz de interceder com sua autoridade por seus “filhos”, ou melhor, fiéis, para que Deus e Jesus Cristo sejam com eles.
O Dia do Padre é celebrado de maneira oficial no Brasil no dia 4 de agosto, pois é nessa data que ocorre a festa de São João Maria Vianney, que é celebrada desde 1929, ano em que o Papa Pio XI declarou São João Maria Vianney como o padroeiro dos padres e de toda e qualquer pessoa que dedica a sua vida a servir aos mandamentos de Deus.
João Maria Vianney nasceu na França, no ano de 1786 e hoje é considerado um dos conselheiros mais emblemáticos da história do catolicismo, especialmente na sua época. Foi em 1925 que o Papa Pio XI santificou São João Maria Vianney.
O padre é uma figura que merece ser celebrada, pois ele de fato é um modelo de excelência de Jesus Cristo e trabalha como um bom pastor, encaminhando as ovelhas do Senhor e auxiliando elas em seus conflitos e em suas lutas. A vida de um padre deve ser um verdadeiro exercício de amor, uma constante doação silenciosa e suas ações devem ser um constante exemplo e testemunho de como devemos nos portar diante da nossa vida terrena.
Cabe ao padre de fato se portar como um pai para aqueles que são fiéis à Igreja Católica, o que vai muito além das suas obrigações eclesiásticas do dia a dia, como as missas, batizados, casamentos, etc. Ele deve estar lá para o seu povo, para os seus “filhos”, para os seus irmãos e iguais, dando o apoio e o suporte necessário para que eles sigam em frente e mantendo uma luz sempre brilhante para que eles saibam por que caminhos andar e por onde devem evitar passar.
Se você é católico e vê o padre da sua paróquia como um verdadeiro pai e pastor vale a pena cumprimenta-lo nesse dia tão importante e agradecer por todos os seus feitos e por sua constante presença. Dê a ele parabéns por essa data e pela vida que ele escolheu levar e que decide se manter levando todos os dias, seguindo os desígnios de Deus e abraçando a todos aqueles que precisarem de sua força e de seu exemplo. É um momento de agradecimentos, mas também de contemplação, daquela pessoa que é tão humana quanto qualquer um de nós, mas que escolhe o tempo todo fazer a diferença.
Recursos da coleta da Campanha da Fraternidade dão sustento às ações da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul
Secretaria de Segurança de Bento realiza visitas nas escolas
POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM EM FLAGRANTE POR POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO NO VINOSUL, EM BENTO GONÇALVES