Mostra inusitada ocorre durante o 10º Polentaço, entre os dias 18 e 19 de maio, e é aberta ao público
Engana-se quem pensa que a polenta serve apenas como alimento e base para o preparo de saborosos pratos típicos da culinária da Serra gaúcha. Em Monte Belo do Sul ela é, também, matéria-prima para a confecção de obras de arte. Durante o tradicional ‘Polentaço’ (cuja 10ª edição ocorre entre os dias 18 e 19 de maio), o município protagoniza uma exposição autêntica – considerada única no mundo – com esculturas feitas em polenta.
Aberta de forma gratuita ao público, a mostra reúne os trabalhos criados pelos moradores da comunidade, grupos ou associações monte-belenses e premia as melhores e mais originais esculturas. Quem participa da disputa precisa seguir critérios como o tamanho da base da escultura no tabuleiro, de no máximo 40 x 50 cm. Outro quesito é a utilização da polenta: na composição deve prevalecer a iguaria à base de farinha de milho, mesmo que sejam incorporados outros elementos de apoio para dar sustento às criações.
Para eleger os vencedores desse exótico concurso, 15 jurados – entre autoridades, profissionais da imprensa e amantes da cultura italiana – avaliam quatro parâmetros: criatividade (ideia da obra e componentes utilizados para sua confecção); tema escolhido (relação com a cultura local); originalidade (presença da polenta e sua utilização na escultura); e trabalho (levando em conta os detalhes). Aos vencedores são entregues troféus personalizados: Cagliera D’Oro, Cagliera D’Argento e Cagliera di Bronzo, representando o tradicional caldeirão utilizado, no passado, para fazer a polenta, e também para forjar o ouro, a prata e o bronze. Também recebe premiação a escultura destaque, com o troféu “Cagliera Nera”, dedicado à obra que utilizar apenas polenta em sua estrutura.
O processo de confecção das obras
Um trabalho que exige concentração e, principalmente, criatividade – é assim que Terciane Dal Castel, vencedora da categoria ‘Cagliera Nera’ na última edição do concurso, em 2017, define o processo de elaboração das esculturas. Moradora do interior de Monte Belo e representante da Comunidade Nossa Senhora de Caravággio, ajudou a conceber a obra premiada como destaque: um retrato da igreja de Nossa Senhora de Caravággio. Foram esculpidas as aberturas da construção, como portas e janelas, e os detalhes sacros na parte externa – para deixar o mais próximo possível da realidade, sem perder a autenticidade característica das criações em polenta.
“Cozinhamos a polenta no dia anterior, deixamos esfriar e, no dia seguinte, começamos a moldar a escultura”, conta. A confecção da obra leva, em média, um turno inteiro – sem contar o tempo de cozimento, o período necessário para assar parte da polenta na chapa e a equipe envolvida no processo. “É trabalhoso, mas com certeza vale muito a pena quando podemos ver o resultado”, destaca.
Sobre o Polentaço
Além da exposição de esculturas, o 10º Polentaço terá atrações artísticas e gastronômicas nos dias 18 e 19 de maio, na Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul. Para encher os olhos – e a barriga – dos visitantes, um tombo de uma polenta gigante com mais de 800 quilos é um dos pontos altos da festa. A virada ocorrerá em duas ocasiões, no dia 18, às 17h15min, e no dia 19, às 14h. Ao redor da praça, vários empreendedores locais oferecem, em barraquinhas, diversas experiências da gastronomia típica regional – tendo, logicamente, a polenta como protagonista.
Outra atração, ao lado da mostra das obras em polenta, é a exposição fotográfica que envolveu escolas do município – na qual alunos do 5º ano à 3ª série do ensino médio da rede municipal foram convidados a fotografarem locais no interior e na sede da cidade e, assim, participarem de um concurso que elegerá as melhores imagens (a votação ocorre até o dia 10 de maio, na página ‘Visite Monte Belo’, no Facebook). Além das fotografias, desenhos feitos pelas crianças matriculadas entre o 1º e o 4º ano do ensino fundamental estarão expostos no local.
Chimias, pães, biscoitos, salame e queijo, entre outros produtos, também fazem parte da série de produtos à disposição dos visitantes – assim como os vinhos e espumantes locais, em evidência em virtude do Dia do Vinho Brasileiro. Os dois dias de festa são marcados, ainda, por diversas apresentações artísticas e musicais, valorizando a cultura local.
Serviço
O quê: 10º Polentaço
Quando: dias 18 e 19 de maio
Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca
Crédito da imagens: Marlove Perin
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL
GCM APREENDE ADOLESCENTE COM MOTOCICLETA COM IRREGULARIDADES EM SINAIS IDENTIFICADORES NO BAIRRO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES