Análise foi a primeira promovida pelo ministério sobre a graduação oferecida em Bento Gonçalves. Meta é a nota máxima nos próximos processos avaliativos.
A graduação em Engenharia Civil da UCS, ministrada no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI), em Bento Gonçalves, recebeu conceito 4 na avaliação de reconhecimento do curso promovida pelo Ministério da Educação. A análise ocorreu em visita técnica de dois avaliadores realizada dos dias 24 a 27 de abril, sobre três grandes áreas: Organização didático-pedagógica, Corpo docente e Infraestrutura, cada uma desdobrada em diversos itens.
Com as áreas classificadas em uma escala de 1 a 5, a média final do curso na avaliação foi de 4,43, ou seja, muito próxima dos 4,5 necessários para se atingir a faixa que assegura a nota máxima de 5. De acordo com o professor coordenador do curso, Maurício Schäfer, o nível de qualidade exibido nesse resultado decorre de como a formação está estruturada, combinando uma abordagem pedagógica participativa com infraestrutura de ponta.
“Os nossos acadêmicos possuem voz e vez, e isso é a base para a construção do conhecimento, completada pela integração da teoria com a prática nos laboratórios, que obtiveram um grande investimento no último ano”, pontua. O envolvimento de gestores, professores e funcionários do campus, nos processos de acolhida de estudantes e de ensino, complementa, segundo o coordenador, os aspectos que conferem excelência ao curso.
O bom desempenho na primeira avaliação recebida do MEC inspira a coordenação a buscar a qualificação do curso para quando houver a próxima inspeção – o ministério realiza conferências periódicas para renovação do reconhecimento dos cursos superiores. “O objetivo sempre é o conceito máximo. Começaremos pelo cumprimento de nosso plano de ação para 2019 visando obter um desempenho igual ou superior no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, acontece no segundo semestre neste ano”, adianta Schäfer.
Fonte: UCS
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos