Por proposição do deputado Luiz Marenco (PDT) à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, será realizada audiência pública sobre a utilização do herbicida 2,4-D, conjuntamente com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, onde o tema também foi aprovado por iniciativa do deputado Edegar Pretto (PT), na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) do Parlamento, no dia 8 de maio, às 9h30min.
O objetivo do encontro é discutir os limites e possibilidades do uso do herbicida da forma mais plural e democrática possível, envolvendo as diversas partes interessadas, de forma a gerar um debate produtivo e construtivo sobre a questão.
Um dos últimos laudos técnicos elaborados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, entregue para o Ministério Público (MP), analisou 53 amostras em solo gaúcho em 18 cidades, sendo 52 com resultados positivos e 47 propriedades atingidas com resíduos do agrotóxico. Dentre elas, constam: as culturas das uva, oliveiras e de maçãs.
Um Grupo de Trabalho foi criado pelo Estado para discutir o tema, com o monitoramento do secretário Covatti Filho, acompanhado de técnicos da pasta, representantes de entidades entre outros.
O 2,4-D é um herbicida utilizado para controlar ervas daninhas no cultivo da soja. No fim de 2018, seu uso inadequado fez com que houvesse deriva do produto para outras áreas de cultivo, causando prejuízo em dezenas de propriedades em diversos municípios gaúchos.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor