A partir da deflagração da Operação Ipê Amarelo, realizada neste domingo, 05, no bairro Santo Antônio, em Lajeado, a Promotoria de Justiça da Comarca irá realizar uma ação social nos Residenciais Novo Tempo 1 e 2, onde foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 43 de busca e apreensão. A Operação teve o objetivo de retomar apartamentos que haviam sido invadidos por integrantes de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas, bem como coibir a venda de entorpecentes nas proximidades de escolas, creches, praças e quadras esportivas.
A ação social, que ocorrerá entre os dias 07 e 08 de maio, será realizada pelo promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, juntamente com Secretaria Municipal de Habitação Social, CRAS, Secretaria Municipal de Saúde e Caixa Federal. A intenção é permitir que as pessoas se recadastrem no Sistema Único de Saúde, no programa Bolsa Família, além da verificação da situação junto às escolas e identificação de imóveis irregularmente ocupados, abandonados ou desocupados, para que sejam liberados para o uso de outras famílias.
A ideia, também, é apoiar a administração dos dois condomínios para resolver problemas de inadimplência, contas atrasadas e de estrutura dos locais. “A atuação conjunta é no sentido de retomar a autoestima dos moradores e construir uma nova visão do bairro, em que sejam implantadas ações para que haja condições para uma vida normal na região”, afirma Diefenbach.
Também, ocorrerá o lançamento de um projeto de protagonismo juvenil, denominado Visionários da Cidade, para que possam intervir na comunidade de forma positiva. Nas próximas semanas, será lançado, ainda, o Pacto pela Paz, programa interinstitucional com uma série de medidas de orientação, proteção e empoderamento de gestantes, mães e crianças até as fases finais do Ensino Fundamental. “Essa é uma aproximação entre os órgãos públicos para que haja uma presença mais rotineira do Estado na comunidade”, explica Diefenbach.
OPERAÇÃO IPÊ AMARELO
A Operação Ipê Amarelo é um esforço conjunto entre o MP, Judiciário, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública de Lajeado, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. O promotor de Justiça Carlos Augusto Fiorioli, que acompanha as investigações desde o início, participou do cumprimento dos mandados neste domingo. O trabalho também conta com a atuação do promotor de Justiça André Prediger.
Cerca de 400 agentes da segurança pública fiscalizaram os 28 blocos. Foram fiscalizadas 448 unidades residenciais, cujos moradores foram identificados. Além do cumprimento dos mandados, 10 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, dois foragidos foram capturados, e dois adolescentes foram apreendidos em situação de ato infracional. Também foram apreendidas drogas (cocaína, crack e maconha), balança de precisão, munições, uma espingarda e telefones celulares.
Além disso, também foram realizadas barreiras pela PFR, com a abordagem de 63 veículos e fiscalização de 81 pessoas. A ação, cujo foco foram os braços de facções com atuação na região metropolitana de Porto Alegre, teve também o trabalho de dois helicópteros – da BM e PRF.
Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor