Alusiva ao dia 18 de maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes -, nesta sexta-feira, 3, foi lançado o mês de Combate a Violência e Exploração de Criança e Adolescentes, na Fundação Casa das Artes. A programação do mês culmina com a Campanha Faça Bonito, que visa mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Em Bento Gonçalves, a Campanha é coordenada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes, composto pelas secretarias de Habitação e Assistência Social, de Educação e de Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA) e rede de proteção à criança e ao adolescente.
Em seu pronunciamento, o secretário de Habitação e Assistência Social, Eduardo Virissimo destacou a importância da atenção e cuidado com as crianças e adolescentes. “Tenho aqui dois sentimentos, um deles é a alegria por estarmos reunidos aqui pensando no futuro das nossas crianças e adolescentes. Mas o outro é a angústia de saber que isso existe. O objetivo da Campanha é conscientizar a todos, para que possamos notar dentro dos nossos convívios, o que acontece com as crianças e adolescentes”, disse.
O titular da pasta também salientou que durante sua passagem na Câmara de Vereadores, foi autor da Lei 6414/2018, que obriga os estabelecimentos públicos a divulgarem o disque 100 – serviço que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos – através do adesivo da Campanha. “Isso é uma ferramenta que vai nos ajudar a eliminar esses acontecimentos indesejados que existem na nossa sociedade. Peço a todos que nos ajudem a termos 120 mil fiscais em Bento Gonçalves. Disquem 100 para salvar o futuro das nossas crianças e adolescentes”, frisou.
A delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), de Bento Gonçalves, Deise Salton Brancher Ruchel, salientou a atuação dos envolvidos. “Quando pensamos em violência contra crianças e adolescentes, principalmente a sexual, precisamos lembrar que a comunidade tem três principais frentes: a prevenção, a assistência e a depressão. Estamos aqui hoje, porque estamos trabalhando na prevenção, por meio da conscientização das pessoas. Pensando na assistência, em como oferecer um atendimento mais adequado e humanizado, e na depressão, que é punir adequadamente o agressor. Conseguimos reunir várias entidades para dialogar esse assunto e estamos engajados para combater todas as violências contra a criança e o adolescente”, pontuou.
Deise também revelou a criação de uma sala especial na DEAM para a coleta do depoimento das crianças e adolescentes, vítimas de violência. Durante todo o mês de maio, serão realizadas diversas atividades, tendo em vista a efetivação de ações continuadas de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Representando o prefeito Guilherme Pasin, o secretário de Governo, Carlos Quadros, na presença de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Maria Margarida Zambon Benini e do Colégio Estadual Landel de Moura, reforçou a importância do diálogo. “É muito bom participar de um evento que trata sobre pessoas. O tema é muito importante e acredito que temos duas questões fundamentais: a informação e a confiança. Precisamos muito disso. Nesse sentido, quero parabenizar e agradecer aos professores, educadores, psicólogos, assistentes sociais e todos os profissionais da área, que convivem diariamente com as crianças e adolescentes. Vocês podem contar com essas pessoas que estão próximas de vocês, dispostas a escutar e que vocês podem confiar, e mais do que tudo, estão aqui para protegê-los e ajudá-los. Essa campanha que começa hoje é um alerta para a sociedade não somente no dia 18 de maio, mas para todos os dias”.
A campanha Faça Bonito tem como símbolo uma flor, lembrança dos desenhos da primeira infância, também associada à fragilidade de uma criança. A imagem tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação da sociedade com a causa.
Também estiverem presentes, representando a União das Associações Comunitárias de Bairros (UACB), presidente do bairro São João, Adair Sessi, a vice-presidente do COMDICA, Érica Fiorin, a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, secretários municipais e demais autoridades.
Clique na imagem para ampliar:
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação