O anúncio de que alguns supermercados abrirão pela primeira vez suas lojas no feriado do Dia do Trabalho trouxe à pauta um debate sobre a possibilidade de empresas do setor operarem, em feriados como o de 1º de maio, em todo o Estado. Para o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, o diálogo entre empresários e colaboradores deve ser o melhor caminho para que as companhias varejistas decidam, democraticamente, sobre a abertura ou não das unidades em datas especiais como esta.
Conforme o dirigente da Agas, o decreto que reconheceu a atividade supermercadista como essencial à economia é mais um ingrediente que flexibiliza a possibilidade de abertura das unidades aos domingos e feriados. “Cada empresa deve fazer as contas e, dialogando com suas equipes, definir sobre a abertura das lojas. Defendemos que todos tenham oportunidades, pagando os mesmos valores de bônus aos funcionários e arcando com os demais custos, proporcionalmente ao tamanho de sua empresa”, destaca Longo. “Essas negociações devem sempre ter o aval dos sindicatos laboral e patronal da categoria”, sublinha o presidente da Associação.
Entenda o caso – Historicamente, as lojas do setor supermercadista gaúcho permanecem fechadas em apenas três feriados por ano – Dia do Trabalhador (1º de maio), Natal (25 de dezembro) e Réveillon (1º de janeiro). Com as mudanças instituídas pela Reforma Trabalhista, entretanto, as empresas do segmento podem negociar acordos coletivos com os sindicatos laborais, flexibilizando a oportunidade de abertura das lojas. Neste ano, pela primeira vez, algumas empresas supermercadistas gaúchas anunciaram a abertura de suas lojas no Dia do Trabalhador após negociações com os sindicatos de funcionários. “Se todas as partes forem ouvidas e as bonificações aos colaboradores devidamente honradas, não há por quê sermos contra”, esclarece Longo.
Fonte: Agas
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação