Os trabalhos da Frente Parlamentar de defesa da uva e do vinho foram retomados oficialmente nesta quarta-feira (24), durante o evento de lançamento realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em Brasília.
Coordenador da Frente, o deputado Afonso Hamm conduziu a cerimônia e destacou algumas medidas que serão priorizadas para fortalecer a cadeia produtiva vitivinícola.
“Nosso compromisso será fortalecer a cadeia produtiva da uva, do vinho, espumantes, sucos e derivados, que movimenta cerca de R$ 9 bilhões por ano na economia do país. Apesar de ter vinhos premiados pela qualidade, de cada 10 garrafas de vinhos finos vendidos no Brasil nove são importadas. Precisamos melhorar a competitividade dos nossos produtos nos mercados interno e externo”, afirmou.
De acordo com o vice-presidente do Ibravin, Márcio Ferrari, o setor está buscando a redução da carga tributária através da concessão de um crédito presumido do IPI para a indústria nacional, por um prazo de 10 anos, para que possa investir em inovação e desenvolvimento do setor.
Os vitivinicultores também estão reivindicando a ampliação do apoio financeiro para o seguro rural para a vitivinicultura para 60%, a modernização da Lei do Vinho de 1988 e a exclusão dos produtos vitivinícolas do regime de substituição tributária (ST) do ICMS.
Representando a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, reafirmou apoio do Ministério às demandas dessa cadeia produtiva tão importante para a economia país.
Prestigiaram a solenidade os senadores Luís Carlos Heinze, Espiridião Amim e Jorginho Mello, deputados federais e representantes da Câmara Setorial do Vinho, Uvibra, Sindivinho, Sindusvinho, CNA, CONAB, Parlasul, e demais entidades representativas do setor.
Fonte e foto: Página deputado Afonso Hamm
Abertas as inscrições para a Semana Teológica 2025, promovida pela Diocese de Caxias do Sul
Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone