Na última segunda-feira (22), foi assinada a ordem de início das obras da Casa da Cultura de Cotiporã. Mais de 540 mil reais serão investidos na ampliação e revitalização do local que, atualmente, abriga o Museu, Biblioteca e Anfiteatro Municipal.
A obra, realizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, teve projeto e planejamento executado pelo Departamento de Engenharia Municipal, o qual teve o cuidado de preservar a arquitetura tradicional do casarão, construído na década de trinta.
Para o Prefeito Breda, a obra torna-se prioridade por representar a história e cultura do município. Breda ressaltou que o local merece ser visto com amor e valorização, buscando garantir a história do município bem como o lazer e bem estar dos que ocupam do espaço. “Se não valorizamos nosso passado, para onde iremos?”, refletiu o Prefeito Breda.
Representando todos os integrantes do Coral Jovem Monte Vêneto, Cia de Teatro Arte In Cena e Orquestra Jovem de Cotiporã, Inde Stefania Rossato ressaltou a importância da obra para todos os grupos que utilizam do local para criação e ensaio de seus espetáculos. Ainda ressaltou a importância do local para fomento social e cultural. “Como é bom vermos a Administração Municipal voltando seus olhares para a cultura do município, incentivando os grupos, convivência e valorizando nossa história.”, afirmou a cotiporanense. Ainda, durante os pronunciamentos, a Secretária de Turismo e Cultura Patrícia Gabriel, destacou a relevância da Casa da Cultura entre todos os pontos turísticos do município, afirmando serem poucos os municípios que possuem museus com tantas contribuições e objetos históricos. Também, ressaltou a importância da obra para o fomento do turismo em Cotiporã.
A obra
Para a parte interna da Casa da Cultura, no andar superior, foram propostas intervenções arquitetônicas com o objetivo de revitalizar o espaço interno, trazendo maior interatividade aos ambientes. A obra contempla a construção de salas temáticas, propondo um percurso para o usuário, valorizando a história do Município e da imigração italiana na região. Garantindo a acessibilidade de todos os locais, os serviços atendem as demandas de revitalização da biblioteca, criação da brinquedoteca, espaço para funcionários, banheiros e depósito.
No subsolo da Casa da Cultura, está localizado o Anfiteatro Municipal, local muito utilizado pela Cia de Teatro Arte In Cena, Orquestra Jovem e Coral Jovem Monte Vêneto. Para tanto, a obra prevê a qualificação do local, com construção de espaços para os grupos e banheiros. A parte externa, em frente ao anfiteatro, receberá pavimentação e arborização, a fim de garantir a permeabilidade do terreno.
A obra também contempla a remodelação externa do prédio, com pintura e construção de rampas de acessibilidade. Segundo o arquiteto responsável, Guilherme Joner, “todas as intervenções propostas visam manter as características arquitetônicas da mesma, sendo proposta a modernização apenas da área interna”.
Fonte e foto? Município de Cotiporã
Audiência Pública sobre deslizamentos na região e cheias do Rio das Antas é realizada no Salão Comunitário da Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES