Nos dias 16 e 18 de abril, os quartos anos das EMEF Aurélio Frare e Professor Agostino Brum vivenciaram um momento de leitura e brincadeira, que envolveu a mobilização e o exercício de produção poética. Intitulada “Pé de Poesia”, a ação nasceu da demanda de semear a prática da leitura de poesia, tendo em vista a tendência a priorizar o conto e a narrativa, no espaço escolar.
A atividade foi desenvolvida pela professora Marli Tasca Marangoni, juntamente com as crianças a partir da leitura da obra “Duas dúzias de coisinhas à toa que fazem a gente feliz”, de Otavio Roth. Na sequência, as crianças tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras poéticas e, para finalizar, a turma recebeu uma mudinha de alecrim, que simboliza a alegria e o tempero da poesia na nossa vida.
Além de sensibilizar os estudantes para a poesia e fomentar a prática da leitura, a ação busca instrumentalizar os leitores em formação para a leitura da poesia, destacando recursos como a sonoridade e a imagem. No dia 26 de abril, a EMEF Profª Liette Tesser Pozza acolherá a ação “Pé de Poesia”.
A ação integra o Projeto Leituras, desenvolvido pela Secretaria de Educação, desde 2014, com o objetivo de possibilitar vivências e discussões que problematizem a leitura, favorecendo a formação dos alunos como leitores e contribuindo para a qualificação do docente como leitor-mediador de textos utilitários e literários.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação