Em comemoração ao Dia Nacional da Mulher, que ocorre no dia 30 de abril, cerca de 700 mulheres participaram do II Encontro Microrregional de Mulheres Rurais, promovido pela Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi, juntamente com a Emater/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato da Serra Gaúcha, nesta terça-feira, dia 23, na Linha Alcântara, em Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves.
De acordo com o presidente do STR, Cedenir Postal, o evento visa um momento único para as mulheres do interior, com a realização de palestras e atividades de acordo com a demanda solicitada por elas mesmas. Postal ressalta, que foi elaborada uma programação que reuniu assuntos de interesse da classe como aposentadoria e o papel da mulher rural no século XXI. Ele explica que a Reforma e o aumento da idade para se aposentar é uma questão preocupante.
“É muito preocupante essa questão de aumentar em cinco anos a idade da aposentadoria das mulheres. Elas que tem jornada dupla, trabalham na roça, acordam cedo, mesmo assim cuidam da casa, não tem 13º, não tem fundo de garantia, não tem férias, enfim, estão numa atividade de risco que é agricultura. Com a proposta da reforma, as mulheres serão as mais penalizadas. Por isso estamos fazendo um movimento para que possamos reverter isso e possamos evitar um retrocesso das conquistas que as mulheres tiveram nos últimos anos“, pontua.
De caráter itinerante, o encontro é realizado em um dos municípios da Microrregião que é composta por Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.
Conforme a coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Regina Zanetti, “é um anseio das mulheres do interior de retomarem a integração que não ocorria aproximadamente há 10 anos. De lá para cá, muita coisa mudou e é preciso atualizá-las promovendo um evento que as contemple”.
A primeira edição ocorreu em Pinto bandeira em 2018. Agora, a segunda edição, foi decidida através de sorteio e realizada em Bento. Também através de sorteio será definida a sede do próximo encontro, em 2020: Monte Belo do Sul ou Santa Tereza. Um dos palestrantes do dia foi o engenheiro agrônomo e psicopedagogo, Ainor Lotério, que tratou do tema – Mulher: brilho, poder e referência. Segundo Lotério, a evolução e o papel da mulher na sociedade atual é o destaque.
“É um tema que evoca a evolução das mulheres na últimas décadas. Elas vem se tornando referência cada vez mais, nos lares, nos negócios, na política, no mundo. As mulheres foram conquistando o poder mas sem deixar para trás a outra parcela da sociedade, porque ela tem um brilho próprio. Ela estuda mais, participa mais das políticas públicas, são sempre as mais envolvidas na educação, nas atividades comunitárias. Então a nossa fala é em torno dessa evolução“, disse.
Para fechar a programação, pós almoço, uma palestra com o tema Mulheres Rurais x Aposentadoria, foi ministrada pela Diretora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elisete Krinbauer Hintz. Além disso, as mulheres presentes se divertiram com algumas apresentações culturais ao longo da tarde.
Fonte: Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Confira a manifestação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cedenir Postal:
Confira a manifestação do engenheiro agrônomo e psicopedagogo, Ainor Lotério:
Clique na imagem para ampliar:
Ouça a matéria com as entrevistas:
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família