A Cooperativa Vinícola Garibaldi vive um dos melhores momentos de sua história – e essas conquistas foram compartilhadas durante a Convenção de Vendas 2019 realizada nos dias 15 e 16 de abril, no Farina Park Hotel e na sede da Cooperativa. Durante o encontro, cerca de 70 profissionais, incluindo representantes da área comercial vindos de todas as regiões do Brasil, puderam conferir um panorama sobre os negócios e posicionamento da marca, traçando estratégias para ganhar cada vez mais mercado e se consolidar como referência na elaboração de espumantes.
Recebida pelo presidente, Oscar Ló; pelo diretor administrativo, Alexandre Angonezi, e gestores internos de todas as áreas, a equipe iniciou as atividades inteirando-se de tópicos como planejamento estratégico e o programa Somos Garibaldi, voltado para a aproximação com a comunidade. “A Cooperativa Vinícola Garibaldi quer ser reconhecida, principalmente, pela qualidade e diversidade de espumantes. Para isso, vida em harmonia, sustentabilidade e governança são pilares essenciais no sucesso da marca, desde a relação com os produtores até a aceitação dos consumidores”, avaliou Angonezi.
Em 2018, a Cooperativa registrou o maior faturamento de seus 88 anos: R$ 155 milhões, além de uma das safras mais representativas em volume de uvas recebidas no período 2018/2019, contabilizando 24.410.000 kg da fruta. Outro dado relevante é sobre a presença da marca no mercado brasileiro: dobrou o share de mercado entre 2015 e 2018: hoje, a Cooperativa Vinícola Garibaldi é responsável por 10% das vendas de espumantes nacionais. Para os próximos anos, a meta é manter a ascensão e atingir novos consumidores com o carro-chefe da vinícola. “Queremos nos aproximar do público que não está acostumado a beber espumante, mostrando que esse consumo pode ser descomplicado e acessível”, comentou o gerente de marketing Maiquel Vignatti.
O desafio de conquistar novos apreciadores para as bebidas borbulhantes vem com o respaldo dos números, que mostram ser essa uma grande oportunidade de mercado. “Hoje, no Brasil, o consumo de bebidas vinícola é muito pouco: temos estudos do Ibravin indicando que, dos 207 milhões de habitantes do país, apenas 32 milhões de pessoas são consumidoras regulares de vinhos (bebem no mínimo uma vez no mês). Isso é um indicador claro que temos muito espaço para crescer nos negócios”, disse o presidente Oscar Ló, ao apresentar detalhado o panorama setorial, durante a Convenção.
De olho nas tendências
A convenção também teve um momento para refletir sobre as tendências no mundo da comunicação e o uso de mídias sociais: os participantes assistiram a uma palestra com mediação de Arthur Gubert, apresentador do programa Pretinho Básico (rádio Atlântida). Em sua fala, o comunicador ressaltou a importância de as marcas estarem conectadas emocionalmente com o público. “Estudos mostram que a gente faz escolhas baseados na emoção. Isso significa que compramos baseados no que aquilo vai nos fazer sentir – e aí entra um ato humano importante: a comunicação de marcas”, destacou.
Outro momento marcante do encontro foi a apresentação de cases: histórias de vida de representantes e produtores contando de que forma a Cooperativa Vinícola Garibaldi impactou positivamente suas trajetórias. Após dois dias de programação intensa, os profissionais saíram com ânimo renovado para bater a meta de 2019: encerrar o ano com crescimento em torno de 20% no faturamento total. Para isso, o foco é ampliar a representatividade das vendas de espumantes e investir em melhorias no parque fabril para simplificar etapas e aumentar a capacidade produtiva.
Cooperativa Vinícola Garibaldi lança o primeiro espumante Prosecco Rosé do Brasil
A Convenção de Vendas também foi oportunidade de compartilhar com a equipe comercial mais um exemplo do pioneirismo da Cooperativa Vinícola Garibaldi: o lançamento do primeiro espumante Prosecco Rosé do Brasil. Batizado ‘Garibaldi Prosecco Rosé Brut’, o rótulo já está à venda no varejo anexo ao complexo enoturístico, e em breve chegará aos pontos de venda de todo o país e ao e-commerce.
Na avaliação do presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló, o lançamento segue a perspectiva de inovação. “Além de ser o primeiro Prosecco Rosé do Brasil, é possivelmente o primeiro do mundo, ou seja, largamos na frente de países tradicionais na produção de espumantes, como Itália, França e Espanha. Isso significa que a marca tende a ganhar cada vez mais holofotes por sua qualidade, inovação e excelência na elaboração de bebidas derivadas da uva”, pontua.
O segredo, de acordo com o enólogo Ricardo Morari, está na adição de uma pequena porcentagem de uvas tintas Pinot Noir à elaboração do Garibaldi Prosecco Rosé Brut. “Um espumante varietal (ou seja, que apresenta o nome da variedade de uva no rótulo), precisa ter no mínimo 75% dessa uva destacada na composição do produto. Como nosso objetivo era que a bebida permanecesse leve e fresca, prevalecendo características da Prosecco, utilizamos um percentual de Pinot Noir em torno de 3 a 5%, somente para dar o toque necessário de cor”, explica.
Além do aspecto visual de um delicado rosé, a nova versão do espumante possui perfil aromático mais complexo, encontrando notas florais, cítricas e de frutas vermelhas frescas. No paladar, o produto apresenta o mesmo frescor e cremosidade do branco, porém, com retrogosto mais frutado. Para harmonizar, vale degustar o espumante com canapés, saladas, sopas cremosas, peixes leves, frutos do mar e queijos.
Garibaldi Prosecco Rosé Brut
Origem: Serra gaúcha (RS) – Brasil
Variedade: Prosecco
Visual: Coloração rosé delicada com perlage fino, intenso e persistente
Olfato: Boa intensidade e complexidade aromática, lembrando frutas cítricas, morango e flores vermelhas
Paladar: Delicado e cremoso, com uma acidez equilibrada e refrescante
Preço no varejo: R$ 30
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