Nesta terça-feira, 16, ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura a cerimônia de entrega de certificados do curso de formação em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz Conflitivos. Foram capacitados 25 facilitadores que atuarão no processo que propõe a convivência pacífica, promovendo a vivência de um espaço aonde, quem dele participa, encontra uma oportunidade de relacionar-se com o outro, com uma visão integral do ser humano.
O curso totalizou 52 horas-aula, realizadas em parceria com a Prefeitura de Bento Gonçalves, através das Secretarias de Educação e Habitação e Assistência Social, 16ª CRE, Ministério Público e Ajuris – Escola da Magistratura, como integrante do Projeto Pacificação nas Escolas: Um olhar restaurativo do MPRS.
O Município de Bento Gonçalves, através da Lei nº 5.997, de 05 de novembro de 2015, instituiu o Programa de Pacificação Restaurativa no Município. E em maio de 2018, é aprovada a Lei nº 13.663, que altera o art. 12 da Lei nº 9.394, Lei de Diretrizes e Bases-LDB, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de “medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência especialmente a intimidação sistemática (bullying)” e, “estabelecer ações destinadas a promover a cultura da paz nas escolas”.
A metodologia utilizada na Justiça Restaurativa parte de um processo estruturado de comunicação, criando um espaço seguro a fim de permitir que os participantes sintam-se conectados e respeitados. Esta metodologia é de forma circular, com elementos essenciais e facilitadores para organizar, planejar e conduzir os trabalhos nas escolas.
A secretaria de Educação, Iraci Luchese Vasques, destacou a importância da capacitação que possui um viés conciliatório: “hoje é um dia especial. Esse certificado possibilita a vocês de fazer um trabalho que pode transformar uma sociedade. E é por meio de uma conversa, do diálogo, que faz a diferença na vida de nossos jovens”.
O coordenador da 16ª CRE, Leonir Olimpio Rasador, evocou a missão cotidiana de atuação dos facilitadores: “Este é um trabalho de grandeza. O papel de facilitador (a) dentro dos Círculos de Construção de Paz Conflitivos ameniza os problemas que surgem no dia a dia nos nossos educandários. E isso é resolvido por meio algo muito simples: o diálogo. É ele que permite uma convivência mais pacífica e respeitosa nas relações interhumanas”.
O promotor Élcio Resmini Meneses ressaltou o impacto positivo das ações: “Nós estamos construindo por várias mãos esse processo da Cultura da Paz. Para outras comunidades do Estado o modelo de Justiça Restaurativa de Bento Gonçalves é referência. Tivemos representantes da ONU e do Ministério da Cidadania acompanhando nossos trabalhos e que querem implementar em outros locais do Brasil. Isso é um reflexo de um trabalho verdadeiro, que visa a integridade física e emocional do ser humano quando ele está em formação nas escolas”.
O vice-prefeito, Aido José Bertuol parabenizou os presentes. “Estamos hoje certificando pessoas que se colocam a disposição para atuar junto a nossa comunidade, o trabalho desenvolvido na Justiça Restaurativa é exemplo para outras cidades e está modificando a realidade de centenas de pessoas. Parabéns”, destaca.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)