Em uma emergência, um minuto pode salvar uma vida, assim como um rápido e correto atendimento pode evitar uma tragédia. Pensando nisso, a prefeitura de Bento Gonçalves criou o programa Bento + Vida – Seu filho em segurança. A abrangência da proposta é inédita no Rio Grande do Sul, e em 2018 todos profissionais da Educação Infantil receberam a capacitação.
No último sábado, 13, a Secretaria Municipal de Educação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil promoveram a capacitação de mais 270 profissionais do Ensino Fundamental no curso de Primeiros Socorros. Neste ano 230 já foram capacitados.
No o período de capacitação eles tiveram noções sobre os tipos de procedimento imediato para acidentes domésticos, queimaduras, luxações e fraturas ósseas, equipamentos, aspectos legais e atividades práticas. Também foi abordado qual é a forma adequada de acionar os Bombeiros, a conscientização em relação aos trotes e como atuar quando o aluno se engasgar ou tiver uma parada cardíaca.
A secretaria de Educação, Iraci Luchese Vasques destaca a importância do programa. “Contar com profissionais que sabem o que fazer numa situação de emergência, onde cada minuto vale muito, é fundamental para essa proteção às nossas crianças, por isso esse programa é tão importante na vida destes profissionais, e proporciona que os pais fiquem tranquilos, pois seus filhos estão em segurança”, disse.
A Lei Federal de Nº 13.722, também conhecida como Lei Lucas, foi sancionada em outubro de 2018 e entrou em vigor em março de 2019. Aqui em Bento Gonçalves foi proposta pelo Vereador Gustavo Sperotto.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
BENTO-GONÇALVENSE SE ENVOLVE EM ACIDENTE ENTRE DOIS CAMINHÕES NA BR 386, EM MORMAÇO
Feira de adoção de animais ocorre no próximo sábado na Via del Vino
Secretaria de Cultura lança Edital para fomentar projetos culturais no município