Em uma emergência, um minuto pode salvar uma vida, assim como um rápido e correto atendimento pode evitar uma tragédia. Pensando nisso, a prefeitura de Bento Gonçalves criou o programa Bento + Vida – Seu filho em segurança. A abrangência da proposta é inédita no Rio Grande do Sul, e em 2018 todos profissionais da Educação Infantil receberam a capacitação.
No último sábado, 13, a Secretaria Municipal de Educação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil promoveram a capacitação de mais 270 profissionais do Ensino Fundamental no curso de Primeiros Socorros. Neste ano 230 já foram capacitados.
No o período de capacitação eles tiveram noções sobre os tipos de procedimento imediato para acidentes domésticos, queimaduras, luxações e fraturas ósseas, equipamentos, aspectos legais e atividades práticas. Também foi abordado qual é a forma adequada de acionar os Bombeiros, a conscientização em relação aos trotes e como atuar quando o aluno se engasgar ou tiver uma parada cardíaca.
A secretaria de Educação, Iraci Luchese Vasques destaca a importância do programa. “Contar com profissionais que sabem o que fazer numa situação de emergência, onde cada minuto vale muito, é fundamental para essa proteção às nossas crianças, por isso esse programa é tão importante na vida destes profissionais, e proporciona que os pais fiquem tranquilos, pois seus filhos estão em segurança”, disse.
A Lei Federal de Nº 13.722, também conhecida como Lei Lucas, foi sancionada em outubro de 2018 e entrou em vigor em março de 2019. Aqui em Bento Gonçalves foi proposta pelo Vereador Gustavo Sperotto.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família