A prefeitura de Bento Gonçalves realizou um mutirão ainda no sábado, 13, para fazer a limpeza das ruas após a forte chuva que atingiu a cidade na tarde de sábado e causou vários pontos de alagamento. A chuva torrencial durou pouco menos de 30 minutos, com ventos a 88 km/h, segundo dados da Embrapa.
Conforme a Defesa Civil, foram registrados destelhamentos em praticamente todos os bairros da cidade, com maior quantidade de moradias atingidas no Vila Nova II e também no Santa Helena. Quedas de árvores foram registradas na BR-470, na Fundaparque e no bairro Fátima, onde a escola Liette Tezzer Pozza ficou destelhada – as aulas foram mantidas. Vários locais também ficaram sem energia elétrica, que segundo a Rio Grande Energia (RGE), está sendo restabelecida de forma gradativa.
Na área da saúde foram registrados alguns alagamentos pelo forte volume de água no antigo Hospital Galassi e na UPA 24h, mas não prejudicaram o atendimento.
Durante essa segunda-feira, 15, as equipes do Meio Ambiente e de Obras atuaram no recolhimento de galhos, limpeza e conserto de tubulação no Centro, nos bairros Barracão, Botafogo, Fátima, Humaitá, Juventude, Linha Cruzeiro, Municipal, Planalto, Progresso, Santa Helena, Santa Marta, Santo Antão, Santo Bento e Verona. Ao todo, foram recolhidos cinco caminhões de galhos.
A Secretaria de Habitação e Assistência Social também se mobilizou no auxílio aos moradores atingidos pelo temporal.
O DMT informa que o telefone 153 permanece temporariamente indisponível devido a problemas na operadora de telefonia. Para atendimento de emergência, como acidente de trânsito, pode ser acionado o telefone 3055-7404.
Emergências devem ser comunicadas no telefone do plantão da Defesa Civil no 99129-0602 e os serviços de limpeza, recolhimentos de galhos e entulhos pelo Fala Cidadão (0800 979 6866).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação/Fabiane Cappelaro
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação