Um área localizada no Vale dos Vinhedos, entre os bairros Borghetto e Garibaldina, em Garibaldi, poderá ser a futura sede da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Urfgs) na Serra. A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) oficializou na última sexta-feira, 29, a disposição de atuar mais fortemente pelo local. O terreno havia sido escolhido em setembro de 2015, como mostrou reportagem da Rádio Difusora 890 AM. Um grupo composto pelos prefeitos de Vista Alegre do Prata e presidente da entidade, Ricardo Bidese; de Garibaldi, Antônio Cettolin e Nova Araçá, de Aícaro Ferraria, além do secretário da Casa Civil do Estado, Márcio Biolchi, esteve na audiência com o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Ainda estavam na reunião, integrantes do Ministério da Educação, responsáveis pelas expansões das universidades federais.
Ricardo Bidese se disse satisfeito com encontro e espera resultados rápidos. “Não há mais o que discutir no que diz respeito a esta área”, resume. “É um terreno que pertence à Embrapa e já está escolhida pelos 32 municípios. Não haveria grandes problemas de transferir essa área para o Ministério da Educação, já que pertence ao Governo Federal”, acredita o presidente da Amesne.
DISPUTA – A área, que possui 24 hectares, fica no bairro Garibaldina, próximo à estrada que liga Borghetto à comunidade de Linha Baú. “Seria uma questão de melhor logística, já que poderíamos também atender à população do Vale do Taquiari”, argumenta o Bidese.
Representantes de Caxias do Sul e de Farroupilha estariam tentando apresentar também ao Ministério da Educação. Ricardo Bidese lembra que, neste caso, o terreno ainda teria que ser adquirido.
Em maio, o então vice reitor (hoje reitor), Rui Vicente Opperman disse à reportagem que a Urfgs estava procurando uma área “onde o investimento em infraestrutura fosse o menor possível e as parcerias locais, as maiores” e que “os desafios a serem enfrentados especialmente pela recessão econômica do País seriam grandes”.
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros