Idealizado com o intuito de promover um espaço para o debate político, econômico e social, o 32º Fórum da Liberdade começou nesta segunda-feira (8) à noite, em Porto Alegre. Promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o evento tem como tema a indagação “Brasil: aberto para reformas?”, e deve atrair mais de 3 mil participantes, entre profissionais liberais, comunicadores, estudantes e intelectuais.
O governador Eduardo Leite participou da solenidade de abertura do Fórum, que termina nesta terça-feira (9). Apresentando a situação fiscal do RS, Leite defendeu a urgência da reforma do sistema previdenciário, cujo déficit anual chega a R$ 12 bilhões.
Também destacou as medidas que já foram tomadas, nestes 100 primeiros dias de governo, a fim de acelerar a privatização de estatais e de reduzir despesas com a máquina pública. “Precisamos fazer reformas que ataquem as causas estruturantes do RS. O Estado tem se abrir, ter a capacidade de questionar o papel do Estado para saber onde deve estar presente e onde não deve estar”, afirmou.
Primeira mulher a presidir o IEE, Giovana Stefani reiterou que a mudança é inerente ao ser humano. “A sociedade é o conjunto dos indivíduos, e a força de mudar as instituições depende de cada um”, argumentou.
Segundo Giovana, o tema deste ano propõe discutir quão aberto o país está para realizar as reformas necessárias à retomada econômica. “A busca por um novo equilíbrio gera resistências que terão de ser vencidas, e a estrutura estatal terá de ser repensada. Não podemos desperdiçar a chance de permitir que o Brasil seja um país de oportunidades, livre para empreender e inovar”, acrescentou.
Ainda na primeira noite do Fórum, o empresário Winston Ling foi agraciado com o prêmio “Libértas”, e o jornalista Alexandre Garcia recebeu o prêmio “Liberdade de Imprensa”.
Ao longo das 32 edições, o fórum já trouxe mais de 350 palestrantes, incluindo James Buchanan, Gary Becker, James Heckman, Douglass North e Mario Vargas Llosa, todos ganhadores do Prêmio Nobel.
Fonte e foto: Palácio Piratini
POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM ACUSADO POR CRIME DE TRÁFICO DROGAS NO UNIVERSITÁRIO, EM BENTO GONÇALVES
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024