IFRS é uma das 50 “fábricas de conhecimento” do Brasil, segundo a USP

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está entre as 50 instituições de pesquisa do país com maior participação em publicações científicas entre 2014 e 2018. A análise foi feita com informações da Web of Science – base de dados que possibilita a identificação de artigos de periódicos em diversas áreas do conhecimento. O ranking de produção científica também revela que o IFRS é o único Instituto Federal (IF) entre os listados.

Das 50 instituições que mais publicaram trabalhos científicos no Brasil nos últimos cinco anos, 44 são universidades (36 federais, 7 estaduais e 1 particular) e 5 são institutos de pesquisa ligados ao governo federal (Embrapa, Fiocruz, CBPF, Inpa e Inpe), também mantidos com recursos públicos, além de um instituto federal de ensino profissional e tecnológico.

“O IFRS estar entre as 50 instituições com mais publicações científicas nos últimos cinco anos ressalta a alta qualificação dos docentes, técnicos administrativos em educação e estudantes e consequentemente a capacidade que o IFRS possui de gerar conhecimento”, conclui o professor Eduardo Girotto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS.

Ufrgs, UFSM, UFPEL e Furg também estão no ranking.

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 20 mil alunos e mais de 200 opções de Cursos Técnicos e Superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também Cursos de Pós-graduação e dos Programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

 

Fonte: IFRS

error: Conteúdo Protegido