O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou um caso de febre chikungunya em uma mulher residente de Esteio.
É o primeiro caso no ano na qual a contaminação ocorre dentro do Rio Grande do Sul. A pessoa não tem histórico de viagem. No dia 21 de março, começou a sentir sintomas de dores nas articulações, músculos e irritações na pele.
A Secretaria Municipal de Saúde já realizou – nas áreas próximas à residência da pessoa – a varredura por locais com água parada, onde o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, se reproduz.
A infecção por chikungunya começa com febre, dor de cabeça, mal-estar, dores pelo corpo e muita dor nas articulações (joelhos, cotovelos, tornozelos e pulsos), em geral, dos dois lados, podendo também apresentar, em alguns casos, manchas vermelhas ou bolhas pelo corpo. O quadro agudo dura até 15 dias e cura espontaneamente.
Fonte: SES
Dom José Gislon – A Divina Misericórdia, renova a nossa vida
Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior
Agricultura: distritos de Bento recebem ações que fortalece sua infraestrutura