Vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul entre 1982 e 1986, Mário Gardelin faleceu na tarde desta quinta-feira, dia 4 de abril, no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul. Historiador formado em 1964 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, precursora da UCS, Gardelin se destacou no meio acadêmico como docente e pesquisador da Imigração Italiana.
Trabalhou por mais de 40 anos junto à Universidade de Caxias do Sul. Além de vice-reitor, desempenhou importantes funções administrativas, entre elas, ocupou o cargo de assessor para Assuntos de Povoamento, Imigração e Colonização.
Publicou diversos livros, especialmente, entre as décadas de 1970 e 1980, alguns desses títulos editados pela Educs. Na editora, ele atuou ainda como coordenador.
Pela extensa dedicação à Universidade ao longo de décadas, Gardelin foi homenageado na Sessão Solene do Conselho Universitário realizada em julho de 2017 e alusiva aos 50 anos da UCS. Na ocasião, ele recebeu a Medalha Dom Benedito Zorzi – Mérito Educação, por sua história em favor do desenvolvimento da Instituição.
O velório será realizado no Memorial Capelas São José de Caxias do Sul. O horário ainda não está definido.
Fonte: UCS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor