Bento Gonçalves recebeu nesta sexta-feira, dia 29, o Fórum Permanente de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do Estado. O evento contou a presença de representantes do segmento de cerca de 15 municípios e do secretário estadual de Desenvolvimento e Turismo, Ruy Irigaray.
O objetivo do encontro foi apresentar o projeto do Governo do Rio Grande do Sul com relação ao desenvolvimento econômico e ao turismo, bem como, discutir sobre a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (JUCISRS) e soluções para as cidades.
O evento foi conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Bertolini Pasin, e pelo secretário municipal de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva, que compõem a diretoria nacional do Fórum, como coordenadores estaduais.
Em seu primeiro evento oficial após a nomeação, o secretário estadual, Ruy Irigaray, explicou seu plano de ações, enfatizando a desburocratização, conhecimento técnico e o investimento em projetos voltados ao turismo e na área industrial do Estado. “Muito trabalho positivo pelo frente. Nosso objetivo é fazer um trabalho de interesse do Rio Grande e de desenvolvimento, e deixar um legado para as próximas gestões, um sistema de sucessão. Podem contar conosco.”, ressaltou.
Em seu pronunciamento, o prefeito em exercício, Aido Bertuol, destacou a relevância do encontro. “Nossa cidade pulsa o desenvolvimento econômico e o turismo. Temos atraído muitos investidores. No ano passado foram abertas mais de mil empresas. Além disso, temos um enorme potencial turístico. Bento está buscando avanços também nas PPP’s. Estamos na fase final da usina de resíduos sólidos para a transformação de energia e trabalhando no projeto para modernização da iluminação pública. Temos certeza que esse evento trará avanços em muitas questões importantes para os municípios”, salientou.
Os dirigentes municipais, que integram os grupos temáticos do Fórum, também apresentaram suas demandas ao Secretário Estadual. Na oportunidade, o secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto, demarcou a importância do olhar ao turismo como um fator que gera desenvolvimento nos municípios.
Durante o encontro, ficou estabelecida a realização de uma reunião mensal do órgão estadual com os integrantes do Fórum. Também foi agendada uma reunião com os secretários de turismo da Serra Gaúcha para daqui a 15 dias.
O evento contou ainda com apresentação das indicações dos seis grupos temáticos: Meio Ambiente; PPP’s; Ambiente Tributário; Comércio Informal e MEI’s; JucisRS; e SIM/DUDSF/SISBI; e ações do Fórum RS para 2019.
Participaram do encontro, representantes dos municípios de Estrela, Panambi, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Farroupilha, Getúlio Vargas, Cruz Alta, Não-Me-Toque, Lagoa Vermelha, São Gabriel, Santa Maria, Montenegro, Passo Fundo, Bagé e Lajeado.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Prefeitura de Bento
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor