A VII Conferência Municipal de Saúde abriu o foro de debates nesta quinta-feira, 28, no auditório da FTEC em Bento, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Até esta sexta-feira, o encontro promoverá a mobilização da sociedade, avaliando a situação da saúde e elaborando propostas relacionadas à área.
Em seu pronunciamento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Fernando Ferreira, agradeceu a presença de todos e o empenho daqueles que buscaram fazer da VII Conferência e das Pré-Conferências momentos de debate e de trazer informação à comunidade.
A abertura contou com a presença da representante do Conselho Estadual de Saúde, Irene Prazeres. “Estamos em momento em que a comunidade é chamada a olhar para o Sistema Único de Saúde e pensar em alternativas para consolidar, ampliar a participação e discutir quais são suas necessidades, garantindo um preceito constitucional de saúde universal”, destacou Irene.
A etapa municipal tem o objetivo de analisar a situação de saúde, as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito do município, da região, do estado e da União, garantindo assim a participação do município e suas demandas para a qualidade e equidade no Sistema Único de Saúde.
O secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, incentivou os presentes a debater sobre a situação atual da saúde e dar importância a ocasião. “A Conferência é um momento único dentro da saúde em que podemos expor nossas críticas, localizar estratégias e ter um documento consistente. Não podemos nos acostumar que é normal o SUS ter falhas. Aqui em Bento já é realizado um trabalho diferente: 23% do investimento são em saúde. Abrimos uma UPA com recursos próprios, conseguimos manter os medicamentos para todos, estamos sempre buscando oferecer um serviço de qualidade para o cidadão”, reiterou o gestor.
A 7ª edição tem a coordenação do Conselho Municipal de Saúde com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Programação:
Dia 29 – Tema: “Consolidação e Financiamento do SUS”
08h30 – Abertura e acolhimento
09h – Palestra: “Administrando com o atual financiamento do SUS” – Hilton Mancio – Hospital Tacchini
10h – Intervalo
10h15 – Palestra: “Gestão e Financiamento do SUS” – Secretário de Saúde Diogo S. Siqueira
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Reabertura da plenária
13h45 – Palestra: CES-RS
14h30 – Debates das propostas estaduais e nacionais
15h30 – Intervalo
15h45 – Retomada dos debates
16h30 – Plenária Final / Eleição de Delegados
17h30 – Encerramento
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor