A Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves, local destinado ao tratamento de alcoolismo e drogadição, com sede na localidade de Passo Velho, distrito de Tuiuty, completa oito anos nesta terça-feira, dia 19. Autoridades, familiares e amigos participaram do evento comemorativo celebrado junto aos residentes, que emocionaram o público com uma apresentação musical no encontro.
A comunidade é a única no Brasil com atendimento totalmente custeado pela municipalidade e os trabalhos são coordenados pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha os pacientes para tratamento.
De acordo com o coordenador administrativo da comunidade, Leonir Antoninho Vivan, até o momento, 536 pessoas foram beneficiadas com o atendimento. Ele explica que atualmente 17 pacientes estão em tratamento e durante cerca de seis meses eles recebem auxílio de uma equipe multidisciplinar e integram grupos de autoestima. Ainda conforme Vivan, na casa de acolhimento os pacientes participam de todas as atividades cotidianas, como limpeza, organização, alimentação e cuidado com os animais.
“Aqui criamos um clima familiar. Temos tarefas, e eles participam de todas. Realizamos o acompanhamento antes, durante e depois. Tudo começa com o despertar às 6h30min e eles tem vários compromissos durante o dia. Tem o cuidado com os bichinhos: uma vaca, patos, cachorros e gansos, temos aqueles que são responsáveis pela limpeza, os que cuidam da padaria que temos aqui, tem o responsável pelo almoxarifado que cuida das ferramentas, enfim, tudo intercalado semana a semana. E é claro, as terapias, as reuniões de grupo, os espaços vagos para troca de ideias, tudo dentro de um cronograma e com muita responsabilidade”, conta.
O secretário de saúde Diogo Segabinazzi Siqueira explica que a manutenção da comunidade é feita somente com recursos municipais e destaca a necessidade do espaço para os pacientes de Bento Gonçalves e seus respectivos familiares.
“A manutenção é muito difícil, é toda feita com recursos municipais. Porém acreditamos que esse investimento é necessário para a sociedade de Bento, para as famílias e principalmente para os pacientes. É um espaço extremamente necessário, pois aqui conseguimos atender, livrar do vício e reinserir esses cidadãos novamente na sociedade. É uma estrutura muita grande física e profissional. Hoje temos que comemorar, parabenizar e agradecer todos que passaram nesse processo de criação da Comunidade Terapêutica e manutenção desse espaço”
Entre as atividades também está a produção de casinhas para cachorros. Esta ação faz parte do Projeto Posse Responsável, em conjunto com o Gabinete da Primeira-Dama, e que realiza a doação das casinhas para famílias que necessitam abrigar seus animais de estimação.
Nos 12 hectares, entre morros, campos, açudes e muitas árvores, a sede conta com horta e horto florestal, onde são cultivadas árvores nativas e flores, que depois embelezam os canteiros do município, além de aparelhos de musculação, quadra de vôlei e campo de futebol 7. O CAPS-AD realiza também um acompanhamento constante com os familiares dos residentes, buscando o sucesso da permanência e do tratamento.
Fonte: Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Fotos e vídeos: Airton Ferreira
Assista as apresentações musicais dos residentes na Comunidade:
-Interpretação da música de Regis Danese – Faz Um Milagre Em Mim
-Interpretação da música de Wilson Paim – Compondo Caminhos
-Momento do parabéns pelos oito anos
Clique na imagem para ampliar:
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana