O programa “Rádio Jornal Entrevista” deste sábado, contou a história de Sandra Guerra Mocellin, atualmente com 69 anos, a primeira Imperatriz da Fenavinho (Festa Nacional do Vinho) de Bento Gonçalves em 1967. Neste clima de retorno ao evento, que não acontece desde 2011, a Rádio Difusora 890 AM esteve em Porto Alegre, onde reside Sandra, para a gravação da entrevista no último dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher).
Com 16 anos, foi escolhida para representar a Festa na primeira edição, juntamente com as damas de honra Iegle Gehlen e Liane Mazzini. Aos 22, foi morar na Capital, onde ingressou no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Foram 45 anos de trabalho, até a aposentadoria em 2018.
Sandra recorda na fala para a Difusora, o papel do primeiro presidente, Moysés Luiz Michelon; do baile que escolheu as soberanas em 1966, nos salões de festa do Clube Ipiranga, em novembro daquele ano; bem como ter viajado pelo Brasil para divulgar a Fenavinho, além da recepção ao presidente Humberto de Alencar Castelo.
Durante a gravação, o jornalista Felipe Machado ainda apresentou fotos da época, cedidas pelo historiador Itacyr Giacomello. A 16ª Fenavinho ocorre de 13 a 23 de junho, de forma concomitante a ExpoBento, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A escolha das soberanas será dia 6 de abril.
Ouça a reportagem:
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Lançada primeira rodada exclusiva de conciliação de precatórios na Justiça do Trabalho gaúcha
Eduardo Leite encerra Fórum de Competitividade em Caxias do Sul destacando avanços do Estado na área
Últimos dias para conhecer a mostra “In-visível”, de Karem Poletto Jacobs