Um importante passo foi dado nesta semana para Santa Tereza. No dia 12, terça-feira, aconteceu no auditório da Prefeitura a última Audiência Pública para tratar da implantação do Plano Municipal do Turismo, através do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).
Trata-se de uma ferramenta de gestão, que determinará as estratégias e ações a serem desenvolvidas para o turismo nos próximos anos. No caso de Santa Tereza, de 2019-2029. A articulação conta com o apoio do Atuaserra (Associação de Turismo da Serra Nordeste), que tem sede em Bento Gonçalves e atua com consultoria e organização do turismo da região Uva e Vinho em 27 cidades.
Conforme a diretora executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus, o “Plano Municipal de Turismo é uma exigência legal para que se consigam acessar benefícios oriundos da nação, em última instância, verbas federais, sejam via bancadas, emendas parlamentares ou através de projetos”, frisou.
A primeira reunião para construção do Plano aconteceu em maio de 2018. Após, outros encontros em julho e setembro do último ano. As etapas seguintes foram as Audiências Públicas dias 12 de fevereiro e 12 de março. Para tornar-se Lei, é necessária a aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.
São nove parlamentares no Poder Legislativo e o que chama a atenção é que nesta trajetória de trabalho, apenas os vereadores Ivaldo Pissetti (MDB) e Flávio Pierosan (MDB) participaram. Na Audiência deste dia 12, de acordo com informações apuradas pela reportagem, todos os parlamentares foram oficiados, mas a maioria não compareceu, possivelmente com outras agendas.
Não se sabe ainda quando o Plano irá em pauta de votação, mas é fundamental que seja aprovado pelos edis. “Será de responsabilidade dos vereadores se o município ficar fora do mapa de regionalização nacional, isto é uma consequência muito séria. Podemos levar a Promotoria Pública e a última instância seria um decreto do Prefeito. Mas, acredito que os vereadores sensivelmente vão aprová-lo”, acrescentou a diretora da Atuaserra.
O atual presidente do Legislativo, Cristiano Casagrande (PSDB), publicamente em nome da Câmara ainda não se manifestou sobre o tema.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro