No último dia 1º de março, ocorreu no pátio de formaturas do 6º Batalhão de Comunicações (6º BCOM), a formatura de incorporação dos novos recrutas da corporação e também da 8ª Companhia de Comunicações (8ª CIACOM), com sede nas instalações do batalhão.
Após a reestruturação ocorrida no Exercito Brasileiro, há cerca de três anos, o batalhão teve o efetivo reduzido no município e passou a contar com mais uma companhia, no total, são 131 novos recrutas incorporados neste ano, 95 no 6º BCOM, e outros 36 na 8ª CIACOM. A formatura de incorporação contou com a presença de familiares e amigos dos novos recrutas.
Desse total 83% dos novos soldados do 6º BCOM, são voluntários, ou seja, queriam servir ao exército. Na 8ª CIACOM o número é ainda maior, 97%. Na primeira seleção para o serviço deste ano, ocorrida em agosto do ano passado, 950 jovens se apresentaram, desse montante 39 % foram voluntários (cerca de 370), 450 foram selecionados para a segunda inspeção, sendo 131 designados a servir.
Como funciona o Serviço Militar Obrigatório
O processo que culmina no Serviço Militar Obrigatório, inicia no alistamento militar. Nesse ano por exemplo, o processo foi aberto no dia 2 de janeiro e segue até o último dia útil de junho. Todos os jovens que completam 18 anos em 2019 (nascidos em 2001), devem se alistar.
Após o alistamento, no mês de agosto, ocorre a primeira seleção, onde todos os alistados se apresentam no quartel e passam por exames médicos, avaliações, entrevista, entre outros. Após essa primeira etapa, ocorre no mês de dezembro a inspeção de designação, onde parte dos alistados é designada a comparecer no batalhão novamente no mês de fevereiro do ano seguinte, onde ocorre a última seleção para os jovens selecionados para o serviço militar.
A partir dessa etapa, no primeiro dia do mês de março do ano seguinte ao do alistamento, os chamados conscritos, ou novos recrutas, se apresentam e passam pela formatura de incorporação. A partir de então os recrutas passam por uma etapa de praticamente um mês internos no batalhão, o chamado período de internato, onde os, agora soldados do exército Brasileiro, passam por instruções diuturnamente.
Esse período, se estende até o final do primeiro semestre aproximadamente,o chamado período de formação básica, onde aprendem os princípios básicos de como ser um militar. Dentre as instruções estão o fardamento, a hierarquia e disciplina, o manuseio de armamento e ordem unida. Esse período é comum para todas as unidades militares.
Passado o período de formação básica, os soldados entram na etapa de formação qualificada, ou seja, serão qualificados para desempenhar funções específicas de acordo com suas capacidades e de acordo com a função do aquartelamento, no caso de Bento Gonçalves, a Arma de Comunicações. O soldado será formado como um militar de Comunicações. Essa etapa se estende até o fim do serviço militar obrigatório, que é de um ano, ou, se o soldado assim desejar e foi aceito, por até sete anos, caso seja efetivado.
Fotos: 6º BCOM
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação