Brasil foca em espumantes na ProWein Alemanha para consolidar imagem em nível mundial

Projeto setorial Wines of Brasil participa pela 15ª vez da principal feira do segmento, que ocorre entre os dias 17 e 19 de março, em Düsseldorf

O Wines of Brasil comemora sua 15ª participação na maior feira de vinhos do mundo apresentando novo posicionamento setorial, voltado para os espumantes. A partir do próximo domingo (17) até o dia 19 de março, 10 vinícolas brasileiras participarão da ProWein, em Düsseldorf, na Alemanha. Localizadas no estande coletivo do projeto, no hall 9 – G28, elas levam para o evento a assinatura do conceito da campanha ‘A Sparkling New World’ (Espumantes do Novo Mundo, em tradução livre), apostando na promoção exclusiva das borbulhas verde-amarelas, carro-chefe do setor no mercado internacional.

Além da projeção e consolidação de imagem – principal foco da participação brasileira nesta 25ª edição do evento –, espera-se que nos três dias de ProWein as 10 empresas alcancem cerca de US$ 1 milhão em negócios nos 12 meses seguintes da realização da feira. A presença das vinícolas é viabilizada pelo Wines of Brasil – desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O estande conta ainda com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul (Sedetur/RS).

“Nossa participação busca consolidar o Brasil como referência vitivinícola na categoria de espumantes. A feira é um fórum de tendências em nível mundial e não poderíamos deixar de participar”, diz Diego Bertolini, gerente de Promoção do Ibravin. As vinícolas Aurora, Bueno Wines, Casa Perini, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo, Peterlongo, Pizzato, Salton e Zanlorenzi estarão representando o Brasil na Alemanha.

O gestor acrescenta que além das características autênticas dos espumantes brasileiros, a aposta no produto é valorizada pelo reconhecimento da crítica mundial especializada e também pelas premiações internacionais, que já somam mais de 1,5 mil medalhas nos últimos 10 anos, sendo que mais de 200 foram conquistadas em 2018.

Dobradinha consecutiva

Alinhado com o objetivo setorial, o Wines of Brasil estará pelo segundo ano com o lounge Sparkling Brasil, dentro do estande coletivo do projeto. Nos três dias de evento, haverá degustações conduzidas de 21 rótulos de espumantes, das 10 empresas participantes da feira.

Também será a segunda vez consecutiva que os produtores brasileiros estarão representados no ProWein Forum. A convite dos organizadores da feira, às 16h do dia 17, o sommelier Maurício Roloff ministrará a masterclass “Signature sparkling wines from Brazil” (Assinatura dos espumantes do Brasil, em português), com a degustação de espumantes e apresentação da diversidade da produção nacional.

Missão técnica

Após a participação na ProWein, um grupo de 12 pessoas, de cinco vinícolas brasileiras, realizará uma missão técnica na Itália, na região Franciacorta. De 20 a 23 deste mês, integrantes do Wines of Brasil e das empresas Aurora, Casa Perini, Casa Valduga, Pizzato e Salton farão visitas em vinícolas e empreendimentos turísticos. O objetivo é aprimorar os métodos de elaboração dos espumantes pelo método champenoise e ampliar o conhecimento do mercado local.

“Nossas últimas missões técnicas estão sendo bem segmentadas para os espumantes. Em 2017, fomos para a região de Cava, na Espanha, no ano passado para a região de Prosecco, em Conegliano e Treviso, na Itália. Neste ano estamos voltando para a Itália para estudar novamente cases e estratégias da categoria”, explica o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.

SERVIÇO

ProWein Düsseldorf 2019
Quando: 17 a 19 de março (domingo a terça-feira), das 9h às 18h
Onde: Stockumer Kirchstr. 61, Messe Düsseldorf GmbH, 40474, em Düsseldorf (Alemanha)
Ingresso: € 60 para os três dias de feira
Público-alvo: trade especializado. São esperadas 70.000 pessoas
Vinícolas participantes: Aurora, Bueno Wines, Casa Perini, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo, Peterlongo, Pizzato, Salton e Zanlorenzi

Sobre o Wines of Brasil

Criado em 2002, o Wines of Brasil é uma iniciativa de promoção comercial dos vinhos e espumantes brasileiros no mercado externo, desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil. O projeto conta atualmente com a participação de 45 vinícolas e tem como mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido e China.

Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram à iniciativa conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos e ao trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no Exterior. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.

Foto: André Bezzera

Fonte: Ibravin

error: Conteúdo Protegido