Diante dos frequentes registros e denúncias sobre a colocação de resíduos em locais impróprios, a Prefeitura intensificou ações e fiscalizações para combater o descarte irregular de lixo na cidade. Desde o mês de janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente registrou cerca de 25 descartes. De acordo com o titular da pasta, Claudiomiro Dias, os descartes acontecem com mais frequência em áreas públicas e de preservação permanente.
Em cumprimento à Lei Complementar Municipal n°. 56/2002 e suas alterações, a fiscalização ambiental esteve nesta semana no bairro Vila Nova atendendo uma denúncia de descarte irregular. No local, foi identificado e notificado o infrator para recolhimento e destinação correta dos resíduos, e, posteriormente, autuado.
Ainda, em atendimento à legislação ambiental vigente, são realizadas vistorias de supressão de vegetação em áreas públicas e particulares, bem como, em estabelecimentos industriais, a fim de verificar o licenciamento ambiental e seu efetivo cumprimento.
Conforme Dias, “não podemos admitir que em nossa cidade ainda aconteça situações como esta, pois temos coleta para todos os tipos de resíduos, não há motivos para a população ainda fazer essa forma de descarte”, pontua.
Bento conta com seis tipos de coleta: reciclável, orgânico, vidro, móveis, entulhos e de resíduos especiais. Os contentores e os caminhões de coleta são divididos por cores, as quais indicam o tipo de lixo a ser depositado. Os caminhões de resíduos recicláveis são identificados como “coleta seletiva”, os de orgânicos com paisagens turísticas da cidade, os de vidro possuem a caçamba na cor azul e os de móveis são vermelhos.
Além disso, projetos como Ame Seu Bairro e Sou + Bento são promovidos, abrangendo mutirões de limpeza, roçadas, recolhimentos, educação ambiental, visitas ao transbordo, entre outras ações.
A Secretaria solicita auxílio da comunidade na correta separação e disposição dos resíduos a coleta pelo Município. Ao verificar descarte irregular denuncie ao Fala Cidadão através do telefone 0800-979-6866 para as medidas cabíveis.
Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Franciele Gonçalves
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)
Projeto Trasnformando Vidas 2024 é finalizado com baile no São Bento, em Bento Gonçalves
Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi de Bento lançam programação alusiva ao combate à violência contra a mulher