O CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. O cadastro visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. Também garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. A Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra, governança de turismo da Região Uva e Vinho esclarece os principais pontos:
Para que serve o Cadastur?
Ele serve como um cadastro que reúne todos aptos a atuar no setor. O MTur, em parceria com os órgãos de turismo dos Estados, certifica e chancela a atuação de agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, parques temáticos, etc.
Tem custo o cadastro?
A inscrição no CADASTUR é gratuita para todos os tipos de empreendimentos.
Quais as vantagens de ser cadastrado?
O cadastro é extremamente importante para o desenvolvimento da Região Uva e Vinho, pois é através do número de empreendimentos que o MTur poderá dar maior aporte e dedicação para a Região. Entre as principais vantagens, citamos:
• Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais;
• Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo;
• Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal;
• Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo;
• Visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal
Quem precisa se cadastrar?
É importante salientar que para alguns segmentos, essa inscrição é obrigatória, como é o caso dos Guias de Turismo, Meios de Hospedagem, Acampamentos Turísticos, Agências de Turismo, Parques Temáticos, Organizadoras de Eventos, Transportadoras Turísticas.
O cadastro é facultativo para alguns prestadores, mas necessário para o desenvolvimento da Região Uva e Vinho, pois ainda necessitamos implementar o turismo de maneira mais efetiva. Destaca-se que nos facultativos, estão as Casas de Espetáculo, Centros de Convenções, Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos, Vinícolas que recebam turistas, Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva, Locadoras de Veículos para Turistas, Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos, Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos, Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares. No entanto, a Atuaserra considera que esses segmentos devem igualmente cadastrar-se no sistema.
Como fazer o cadastro no Cadastur?
Para realizar o cadastro eletrônico, acesse o site do CADASTUR, https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/sou-prestador/inicio.
Após preencher os dados solicitados, o prestador receberá no e-mail cadastrado o login e a senha para acessar o Sistema CADASTUR. O cadastro é simples, realizado em duas etapas e tem validade de dois anos. Somente após a análise da documentação será homologado o cadastro pelo Órgão Oficial de Turismo na UF, e disponibilizada a emissão do CERTIFICADO, via sistema. A homologação do requerimento de cadastro e consequente emissão do certificado serão realizadas após a análise e aprovação da documentação exigida.
Informações complementares devem ser solicitadas diretamente na Secretaria de Turismo de cada município ou por meio do e-mail atuaserra@serragaucha.com.
Fonte: Atuaserra
Transição energética justa é tema de reuniões do Estado na Conferência do Clima em Baku
Governo realiza missão ao Japão e à China com foco em desenvolvimento sustentável, resiliência climática e negócios
Palco cultural será realizado na praça Achyles Mincarone no dia 20 de novembro