O SINDISERP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves) vem pelo presente manifestar repúdio à proposta de reforma da previdência apresentada pelo Governo Federal.
A proposta fere princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito, violenta garantias constitucionais e viola a dignidade de trabalhadores do setor público e privado de todo o país.
Diversos dispositivos da proposta de alteração da previdência afrontam, de forma clara, a Constituição Federal, que, em 1988, foi a depositária de direitos básicos do cidadão, assegurando aposentadoria digna após uma vida inteira de trabalho.
O aumento da idade mínima para a aposentadoria e o fim da aposentadoria por tempo de contribuição importam em arrecadação indevida e injustificada, com consequentes prejuízos aos trabalhadores. Na medida em que o trabalhador contribui durante anos para a previdência e, mesmo completando o tempo necessário para a aquisição de tal direito, não o tem reconhecido, porque precisa alcançar um patamar etário, tem-se, inevitavelmente, uma arrecadação adicional injustificada.
Ainda, a majoração das alíquotas de contribuição não apresentam qualquer critério, nem consideração de cálculo autuarial ou estimativas de contribuição.
Mas o mais grave é a ausência de qualquer debate público prévio, o que traduz a total falta de diálogo do Governo com as entidades representativas e a sociedade como um todo, produzindo uma reforma de dentro para fora, negligenciando a sociedade, de forma autoritária e arbitrária.
Fonte: Sindiserp/BG
Abertas as inscrições para a Semana Teológica 2025, promovida pela Diocese de Caxias do Sul
Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone