O deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT) esteve em Bento Gonçalves nesta segunda-feira, 25. Presidente da Comissão Parlamentar de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, ele esteve no município a convite da vereadora Neilene Lunelli (PT). De acordo com o deputado, depois de um levantamento organizado pela comissão, foi constatado que Bento está em segundo lugar nos índices de violência na Serra. Em homicídios, perde apenas para Caxias do Sul, a maior cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. “Entre os principais delitos, em 2014, houve 20 assassinatos por aqui”, lembra. “Em 2015, foram registrados 21 mortes e no primeiro semestre de 2016, já são 21, o que, infelizmente, nos leva a pensar que serão mais de 40 homicídios até o final do ano”, completa o petista.
Para Nelsinho Metalúrgico, uma das principais razões para o aumento na violência é a diminuição drástica no efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil. “Isso facilita o aumento da criminalidade”, avalia ele. “Bento Gonçalves, por exemplo, tem praticamente a metade de policiais que deveria ter”, lembra.
O deputado diz que o parlamento gaúcho vem tentando pressionar o governo para minimizar este problema. “Queremos que haja chamada imediata dos concursados da Segurança Pública gaúcha. São 2600 pessoas que estão aguardando para atuar na Brigada Militar e 650 policiais civis”, calcula. “O governador José Ivo Sartori (PMDB) precisa dar prioridade para estas questões de forma imediata. Para tanto, estamos pressionando ao máximo o Governo gaúcho”, finaliza.
FOTO: Arquivo Difusora 890 AM
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Monte Belo forma novos Agentes Mirins no combate à dengue