A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Semtur), através de uma demanda do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) entregaram nesta quarta-feira, 20, Alvarás Turísticos a três empreendimentos ligados ao setor, localizados na Rota Caminhos de Pedra: Trattoria Casa Ângelo, Pousada Casa Barp e Atual Estofados. A iniciativa é pioneira no país.
O Alvará Turístico possibilitará mensurar a quantidade de empresas abertas no setor turístico, quantas pessoas trabalham na área e a medição do crescimento, para poder definir estratégias de fomento ao ramo, não gerando custo adicional ao empreendedor.
O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, explica que “toda pessoa que pretende abrir um negócio e até mesmo os empresários atuais tem a opção de atender ou não turistas. Aquele que atende o turista será também cadastrado no Alvará Turístico. Ele recebe o Alvará de Funcionamento normalmente, mas, além disso, receberá essa distinção do Turismo”.
Com a concessão do Alvará Turístico, a empresa também será cadastrada no Empreendedor Virtual. Nisso, o empresário terá uma ferramenta em que vai poder manter atualizados seus dados, incluir fotos do estabelecimento e poder se inserir nas programações de Bento. Além disso, a plataforma vai oferecer um controle de visitação daquele empreendimento, podendo registrar o número de visitantes que a empresa recebe.
“É uma honra receber essa iniciativa, pois os visitantes vão nos conhecer e saber que estamos na Rota com as portas abertas”, afirmou o proprietário da Pousada Casa Barp, Juliano José Barp.
A atividade tem como objetivo valorizar o segmento, ampliar o apoio a empreendimentos e mapear o crescimento do setor. “Essa atitude simples ajudará no reconhecimento e ordenamento do setor, além de auxiliar na tomada de decisões futuras. Iniciamos mobilizando as Rotas Turísticas e, posteriormente, repassado para os demais interessados”, pontou a presidente do COMTUR, Márcia Ferronato.
Quem quiser aderir a proposta deve comparecer na Secretaria de Turismo para se inscrever e obter o benefício. Outros dois empreendimentos já receberam a distinção. São eles: G’Dom Malhas e Margot Mariani Café.
O prefeito Guilherme Pasin agradeceu a adesão dos estabelecimentos. “Um dos fatores para que Bento conseguisse manter o patamar de turismo, são os empreendimentos que auxiliaram nesse crescimento”, destacou.
O projeto para a concessão do Alvará Turístico foi desenvolvido em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Finanças.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Franciele Gonçalves
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família