Antecipando a comemoração oficial, Garibaldi realiza neste sábado, 23 de fevereiro, o Carnaval Retrô. Idealizado pelo Poder Público, diversas entidades e voluntários, o evento ocorre a partir das 17h, na Rua Buarque de Macedo e imediações.
O público acompanhará o Bloco do Bepi, que deseja reunir simpatizantes em clima festivo. Em movimento, o grupo tocará as tradicionais marchinhas de carnaval. A concentração e saída do Bloco será no Banco Bradesco e o trajeto contemplará a centenária Rua Buarque de Macedo e suas imediações. O nome Bepi brinca com o apelido de Giuseppe em talian – dialeto que veio com os imigrantes italianos – além de lembrar a figura de Giuseppe Garibaldi, que dá nome à cidade, e de tantos Josésque fizeram história na cidade.
O tema desta edição é “Tropeiros e Mascates”, lembrando o início da utilização da Rua Buarque de Macedo como base para o comércio da região. Para a presidente do Conselho de Políticas Culturais de Garibaldi (Concult), Rosana Marina, Garibaldi é uma cidade de memória e é ela que será o mote desse evento.
Depois, no palco que ficará no entrocamento da Rua Buarque com a Rua Borges de Medeiros, a Banda do Bloco do Bepi animará a noite com clássicos carnavalescos que misturam axé, samba e marchinhas. O encerramento do evento está marcado para as 23h.
Também durante todo o dia, a exposição “Carnaval Garibaldi”, que consiste em fotografias dos clássicos bailes de carnaval nos clubes 1º de Maio e 31 de Outubro e de blocos de carnaval de rua do Município, estará disponível na Praça Loureiro da Silva. Após, a mostra retorna ao Museu Municipal onde as imagens em preto e branco, que datam de 1912 até a década de 1960, permanecem para apreciação do público até o dia 15 de março.
Fonte: Município de Garibaldi
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família