Com presenças confirmadas de parlamentares da Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e do Senado, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS recebe na próxima segunda-feira (18/2), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, lideranças cooperativistas para o Café da manhã do cooperativismo, que contará com a presença do superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile.
De acordo com o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o projeto de lei que ameaça o Sistema S no país é uma das preocupações. Em tramitação no Congresso Nacional, o PL 10.372/2018 propõe retirar 25% dos recursos do sistema para destinar ao Fundo Nacional de Segurança Pública, atingindo, entre outros, o Sescoop.
Segundo o dirigente, o corte atingiria, por exemplo, ações de formação e capacitação profissional que beneficiaram mais de 38 mil pessoas somente em 2018, além de programas de promoção social, como o Aprendiz Cooperativo do Campo, que formou 17 mil jovens nos últimos dez anos, e o Dia de Cooperar (Dia C), que mobilizou 30 mil voluntários e 800 projetos desenvolvidos por cooperativas no Rio Grande do Sul, que beneficiaram mais de 770 mil pessoas no RS nos últimos quatro anos.
Perius ressalta que o apoio dos parlamentares é fundamental para mobilização contra o avanço do projeto em Brasília. “As cooperativas necessitam de capacitação para a sua gestão. O compromisso do Sescoop é desenvolver pessoas para fortalecer as cooperativas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.
Serviço:
O quê: Café da manhã do cooperativismo
Quando: 18/2/2019
Horário: 8h
Local: Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa
Fonte: Seescop/RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor