A partir dos próximos dias, o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, passará a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em procedimentos de média complexidade nas especialidades de oftalmologia e traumato-ortopedia. O contrato com a Secretaria Municipal da Saúde foi assinado na semana passada. “Estamos ajustando os últimos detalhes para atender aos pacientes o mais rápido possível”, antecipa o superintendente executivo do Hospital Tacchini, Hilton Roese Mancio. Hoje, quem precisa do serviço oftalmológico, deve se deslocar ao município de Nova Prata. Já na área de traumato-ortopedia, as opções têm sido Caxias do Sul e Farroupilha.
Após a implantação total dos serviços, moradores de Bento não precisarão mais viajar. Para as cirurgias eletivas em traumatologia, serão 30 procedimentos por mês, dando suporte a hospitais de cinco municípios da região – Nova Prata, Veranópolis, Garibaldi, Carlos Barbosa e Guaporé.
Hilton Mancio antecipa que a instituição de saúde tem total suporte técnico e infraestrutura nas duas especialidades e para viabilizar os serviços, houve uma negociação voltada para responder qualitativamente à demanda. “Nosso hospital surgiu em Bento Gonçalves no ano de 1924, justamente pela necessidade que a comunidade tinha em relação ao bom atendimento à saúde. Muito antes do SUS ou de qualquer outro plano existente no mercado hoje”, lembra Mancio. “Nosso intuito sempre será encontrar soluções para cumprir nossa missão”, completa, salientando que, no caso do SUS, o hospital “não acrescenta margem econômica e apenas trabalha no ponto de equilíbrio” para realização dos procedimentos. Ele acredita que as negociações com a Secretaria foram consensuais, cujo resultado “ficou bom para ambas as partes”.
Os serviços serão regulados pela Secretaria Municipal de Saúde, que fica responsável pelo repasse dos recursos financeiros. O titular da pasta, Enio De Paris, calcula que existam 120 indicações de cirurgias oftalmológicas em Bento Gonçalves. O convênio garantirá 20 procedimentos por mês. Ele diz que a prioridade será para cirurgias de catarata, exames complementares e consultas.
FOTO: Divulgação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves