A Polícia Rodoviária Federal, juntamente com Detran, Brigada Militar e seu Comando Rodoviário, estiveram mobilizados de sexta-feira (1º) até domingo (3), durante a realização da 99ª edição da Viagem Segura, com atenção especial ao Litoral. Na operação de Navegantes, as autoridades registraram em todo o estado apenas uma morte em decorrência de acidente de trânsito (considerando apenas vítimas no local da ocorrência).
Aconteceram 146 acidentes no feriado – um fatal, 88 com lesões (117 pessoas feridas) e os demais somente com danos materiais. No ano passado, foram 30 vítimas durante os quatro dias do feriado, considerando as que foram a óbito até 30 dias pós-acidente.
Durante os três dias da Operação de Navegantes, foram fiscalizados 19.439 veículos e flagradas 9.268 infrações, recolhidos 286 veículos e 114 CNHs irregulares. Dos 2.145 testes de etilômetro aplicados, 45 foram positivos. Deste total, 12 condutores (26,6%) foram levados à delegacia e responderão por crime de trânsito em função de o teste do bafômetro apresentar resultado igual ou superior a 0,34 mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões).
Outros 86 condutores se recusaram a realizar o teste. Todos responderão de acordo com as sanções administrativas por infração dos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro – multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano, além da retenção do veículo e do documento.
Sobre a Viagem Segura
A Viagem Segura reúne os órgãos de fiscalização em operações especiais nos feriados e datas festivas. Nessas ocasiões é esperada uma maior movimentação nas estradas e vias municipais. Além das polícias e Detran, atuam como parceiros órgãos de trânsito municipais (EPTC, em Porto Alegre), ANTT, DNIT, Cetran, Daer, EGR, Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club e o Instituto Zero Acidente.
Nas 99 edições já realizadas até o momento, mais de 5,5 milhões de veículos foram fiscalizados e 232,5 mil testes de etilômetro aplicados. Foram registradas mais de um milhão de infrações, sendo mais de 20,1 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 93,1 mil veículos e 25,8 mil carteiras de habilitação irregulares.
Texto: Eunice Gruman/Detran-RS
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM BENTO GONÇALVES