Visando a manter a postura de sempre buscar o melhor para a comunidade garibaldense e dar efetividade ao Contrato de Programa para Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto, o prefeito Antonio Cettolin expediu uma notificação à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na última segunda-feira, dia 28.
O documento direcionado ao diretor-presidente da Corsan, ao superintendente da Regional Nordeste (Surne) e ao gestor da unidade de Garibaldi, exige que, em até 10 dias, seja apresentado relatório sobre as condições de segurança da barragem localizada no município e de seu entorno.
Foi também solicitado que seja reportado caso houver a necessidade de manutenção, medidas de prevenção a eventuais rompimentos ou situação que coloque em risco a comunidade, visto o ocorrido nas represas das cidades mineiras de Mariana e Brumadinho.
De acordo com o prefeito, cabe à municipalidade o papel de fiscalizar o contrato existente com a Corsan, assim como ocorre em outras áreas. “A barragem onde houve o ocorrido em Minas Gerais é diferente da nossa, mas é uma das responsabilidades da Corsan que deem um parecer técnico quanto à segurança da represa periodicamente e, neste momento, queremos que eles se manifestem, para tranquilizar a comunidade”, avalia.
Segundo o Plano Municipal de Saneamento Básico de Garibaldi, a barragem do Arroio Marrecão foi construída em 1957 e ocupa uma área alagada de aproximadamente 9,0 ha.
Fonte e fotos: Município de Garibaldi
Vinho Garibaldi VG Pálava ganha ouro no Concours Mondial de Bruxelles
Previsão do tempo indica retorno das chuvas ao Estado nos próximos dias
Juarez José Piva assume como secretário de Desenvolvimento Econômico na próxima segunda-feira