O nível dos rios na Fronteira Oeste segue diminuindo nesta segunda-feira (21). De acordo com a última medição, o Ibirapuitã marcou 11,2 metros em Alegrete, sendo que chegou a passar dos 13 metros. A cota de inundação do rio é de 10,8 metros. De acordo com a Defesa Civil da Fronteira Oeste, o Rio Uruguai é o único que ainda não está baixando. O nível está estabilizado em Uruguaiana e Itaqui, em 9,26 metros. Com 8,5 metros, o rio já entra em cota de inundação. O nível normal é de 4 metros.
A Defesa Civil do Estado espera que entre três ou quatro dias o nível de todos os rios volte ao normal, até porque cessou o alerta meteorológico de temporais na região. O Rio Uruguai deve levar um tempo maior para baixar, tendo em vista que ele segue recebendo água dos afluentes.
O número de pessoas fora de casa segue em 6.548: são 1.468 desabrigadas (levadas a abrigos públicos) e 5.080 desalojadas (na casa de amigos ou parentes). A expectativa da Defesa Civil é de que na próxima atualização, às 17h, esse número diminua consideravelmente. Quase mil pessoas conseguiram voltar para casa entre sábado (19) e domingo (20).
Já são 17 cidades que decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul. O último foi o município de Itaqui, no sábado. Sete cidades já tiveram os decretos homologados pelo governo do Estado.
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21