A equipe do Hospital São Roque promoveu dia 17, uma série de ações no centro de Carlos Barbosa a fim de informar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde emocional. Juntamente com os profissionais que integram o Serviço de Saúde Mental do Tacchini Sistema de Saúde, foi possível levar esclarecimentos, dicas, informações e orientações a quem passou pela Rua Coberta.
Em uma das atividades, inclusive os vovôs e vovós da Casa de Repouso puderam participar de sessões de ioga, juntamente com o público presente. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Associação de Psicólogas de Carlos Barbosa e Garibaldi (Serpsi).
A psicóloga Giovana Brugnera, que atua no Hospital São Roque, lembra que a intenção foi mostrar a todos as formas de identificar em si e até mesmo nas pessoas de seu convívio, alguns sinais importantes que o organismo emite e que podem estar relacionados a questões sentimentais, mentais, comportamentais e subjetivas do indivíduo. “Estamos vivendo em uma era digital em que as exigências são grandes e corresponder a todas essas expectativas se torna difícil, levando facilmente a frustrações, com as quais muitos não aprenderam a lidar”, destaca.
Atualmente o Tacchini Sistema de Saúde conta com uma estrutura específica para o atendimento de saúde mental, possuindo uma equipe multiprofissional capacitada para atuar nessa área, composta por médico psiquiatra, assistente social, psicóloga, enfermagem, nutricionista, terapeuta ocupacional, recreacionista e farmacêutica.
No Hospital Tacchini a estrutura dispõe de 15 leitos para atendimento ao SUS os quais atendem moradores de Bento Gonçalves e região. No Hospital São Roque, o serviço conta com 17 leitos particulares e convênios, sendo referência em saúde mental no Estado.
Dicas importantes sobre os cuidados com a saúde mental
– Evite a busca pelos padrões estabelecidos pela mídia e pelas redes sociais. Isso pode levar a pessoa ao sofrimento psíquico quando ela acredita que só será feliz se alcançar tais padrões;
– Lembre-se que o individualismo, o isolamento social, a falta de comunicação, o distanciamento afetivo, também podem levar ao sofrimento emocional;
– Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Precisamos dedicar um tempo para nós mesmos, fazer o que gostamos, estar com amigos e familiares, compartilhar momentos positivos não só nas redes sociais, mas também pessoalmente.
– Pratique a gratidão, uma das formas de alcançar a felicidade. Com ela, aprendemos a valorizar o que temos e damos importância as pequenas conquistas do dia-a-dia;
– Tenha consciência de que a busca pela felicidade é interna, individual e intransferível.
– Acima de tudo, cuide-se, ame-se e principalmente respeite-se!
Fonte: Assessoria de Imprensa
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos