Passados quase um mês da implementação da Placa padrão Mercosul, no Rio Grande do Sul – o novo modelo entrou em circulação no dia 18 de dezembro do ano passado – cerca de 1,5 mil veículos já realizaram a troca em Bento Gonçalves, segundo informou o coordenador do CRVA Bento, Jader Braccini Resende, em entrevista a rádio difusora.
Segundo o coordenador, a procura pela troca da placa pelo novo modelo, incrementou a demanda que já era alta nesta época, em outros anos, porém, ele credita o movimento à falta de informação quanto a obrigatoriedade “coincidentemente a implementação da placa Mercosul se deu no período de maior movimentação de registros, é sempre no final do ano que há mais compra e venda de veículos, por isso esse número até maior do que era esperado, mas não há porque ter uma urgência”.
A nova placa só é obrigatória para veículos novos, troca de município ou de proprietário, ou em caso de avarias ou más condições de preservação das placas antigas. Nos demais casos os proprietários tem pelo menos até o ano de 2022, para realizar a troca.
A nova placa segue um padrão de três letras, um número, uma letra e outros dois números, (LLL-NLNN) o que aumenta a quantidade de combinações possíveis. Para o automóveis zero quilômetro, será gerada uma nova combinação, já para os veículos seminovos, os números seguem os mesmos com exceção do quinto caractere, que será substituído por uma letra seguindo a seguinte tabela de equivalência.
0 = A 1 = B
2 = C 3 = D
4 = E 5 = F
6 = G 7 = H
8 = I 9 = J
Por exemplo se a placa de um determinado veículo fosse AAA-1111, o quinto caractere seria substituído pela letra equivalente, ou seja, a placa passaria a ser AAA-1B11.
O código QR cold, é uma das novidades da nova placa, o que garante mais segurança para o veículo, segundo Resende “além da integração dos países Mercosul, que visa dificultar a circulação de veículos furtados, roubados ou clonados entre esses países ela dispões de alguns mecanismos de segurança pra impedir a clonagem, ela tem o código (QR Cold) que atribui aquela chapa onde foi estampada a aquele veículo, isso quer dizer que se um dia aquele veículo for parado por uma fiscalização, o fiscal munido do equipamento vai conseguir verificar que aquele veículo é clonado, não como hoje que é necessário encaminhar para a perícia”.
As cores diferenciadas, para veículos de transporte de cargas ou pessoas, veículos oficiais e de coleção, permanecem, mas não mais no fundo da placa e sim nos caracteres. Todas as placas terão o fundo branco. Os veículos de passeio seguem com a cor preta nos caracteres, já os Táxis, por exemplo, seguem com a cor vermelha, somente nas letras, assim como os oficiais, que terão os caracteres azuis.
Já com relação ao estado, até a última sexta-feira, dia 11, mais de 90 mil veículos já haviam feito a troca. O custo para a instalação das novas placas em Bento Gonçalves é de R$ 250 mais taxas do Detran, porém, no estado esse numero pode variar, devido ao acordo de livre comércio.
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IDENTIFICADO HOMEM MORTO A TIROS NO VILA NOVA II, EM BENTO GONÇALVES
ADOLESCENTE É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO PARQUE DE EVENTOS DA FENACHAMP, EM GARIBALDI