Com déficit no banco de sangue, Tacchini convoca comunidade para doações

Com parte da população da região em férias e/ou até em viagem, o começo do ano é tradicionalmente um momento crítico para quem necessita de sangue. É o caso da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) do Hospital Tacchini, que recebe bolsas das doações realizadas no Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) e que no feriadão de ano novo necessitou de uma utilização extra, em virtude de casos até de urgência e emergência. Com isto, o déficit no banco de sangue é ainda maior.

Atualmente o Hospital de Bento, em parceria com a Prefeitura, disponibiliza transporte para Caxias do Sul, diariamente às 8h e às 14h. É feita a doação e imediatamente ocorre o retorno para o município.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor, Aline Somensi Manfredini, “não precisa passar o dia todo em Caxias. Há um automóvel com ar condicionado disponibilizado exclusivamente para doadores de sangue. Ninguém vai passar o dia lá. O que importa é que continuem fazendo a boa ação que a gente tanto precisa e nossos familiares precisarão”, destacou.

Atendimento da UCT – A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue do Hospital Tacchini atende entre segunda-feira e sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 14 às 16h. As sangrias terapêuticas são realizadas das 7h às 8h30min e das 16h30min às 18h. O setor funciona nas dependências do Hospital Tacchini e atende pelo telefone (54) 3455-4151.

Quem pode doar sangue?
– Tanto homens quanto mulheres com idade entre 16 e 69 anos;
– Ter acima de 50 quilos;
– Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
– Estar bem alimentado e descansado;
– Não estar utilizando medicações (antibióticos, corticoides e anti-inflamatórios);
– Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
– Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido