O Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) apresentou na noite desta segunda-feira, 18, em sua sede, para imprensa e convidados, a sua nova marca. A entidade que completa 39 anos em 2016, inovou e trouxe uma mudança em sua identidade visual.
A nova marca foi desenvolvida pela Agência Gallus, no comando do publicitário Márcio Possamai, que nos últimos meses trabalhou muito para chegar a um resultado que agradasse à diretoria e representasse os anseios da categoria.
Conforme o publicitário, a nova marca apresenta uma abordagem contemporânea, e buscou na essência da entidade elementos que pudessem representar esta mudança tão conceitual, sem, no entanto, omitir-se a todas as conquistas e toda a bagagem adquirida ao longo de sua trajetória.
Até o surgimento da nova proposta, a marca do Sindicato era formada por dois elementos principais:
– o Caduceu de Mercúrio (ou Hermes), que segundo a mitologia grega, tomou esse formato porque foi lançado entre duas serpentes que lutavam. Por ser Hermes, também, deus dos negociantes, o caduceu tornou-se o símbolo do comércio. Já na mitologia romana, Mercúrio (associado ao deus grego Hermes) é um mensageiro e Deus da venda, lucro e comércio.
– o capacete alado, utilizado por Mercúrio e denominado de Pétaso, cujas asas o tornavam veloz como o vento, o mensageiro dos deuses.
A folha de parreira, que trazia uma identificação com Bento Gonçalves, região produtora de uva e vinho, também possuía destaque no material, com cores predominantes amarelo e azul.
De toda esta simbologia, optou-se por trabalhar o capacete alado, visto ser o Sindicato é o porta-voz e o defensor dos trabalhadores do comércio. A cor predominante é o azul, tida como preferida pela maioria das pessoas no mundo. Sua ligação natural a elementos como céu e mar conferem a ela serenidade e universalidade. Está ligada a temas como confiança, responsabilidade e segurança, além de tranquilidade. Tudo o que busca uma instituição tão representativa quanto o SEC-BG.

Para a presidente do Sindicato, Orildes Maria Lottici, acompanhar as tendências de mercado e a inovação são primordiais para o crescimento da instituição, que busca trazer cada vez mais benefícios para os associados e melhores condições de trabalho para toda a categoria comerciária.
“Abrangemos em nossa base territorial cerca de oito mil empregados em estabelecimentos comerciais. Muitos deles, ou melhor, a grande maioria, são pessoas jovens, que merecem ser representadas por uma entidade cada vez mais moderna e atuante. Nossa nova marca certamente se fixará na mente dos comerciários, que irão identificar com muito mais estima a entidade que os representa”, orgulha-se.
Na oportunidade a presidente anunciou ainda a confecção de um cartão de crédito que será oferecido para a categoria, bem como a apresentação de um jingle.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Assessoria de Imprensa
Fotos: Felipe Machado
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