Quase 2,5 mil diretores eleitos no dia 27 de novembro, além dos vices, serão empossados para um mandato de três anos à frente de suas instituições de ensino, nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de dezembro, em todas as escolas da rede estadual. Organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e pela Divisão Porto Alegre (DPA), as solenidades de posse ocorrem em todo o Rio Grande do Sul.
Durante a quinta-feira, 17 CREs e a DPA realizaram suas cerimônias, entre elas, a 16ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Bento Gonçalves e que abrange 25 municípios da região. Nesta sexta-feira, dia 28, outras 10 coordenadorias dão posse aos seus diretores.
A reportagem da Rádio Difusora conversou com o coordenador da 16ª CRE , Leonir Olimpio Razador, durante a cerimônia realizada na Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, e segundo ele, o momento demonstra a dedicação e o empenho dos profissionais da educação que colocaram o seu nome à disposição do ensino.
“Eu diria que esse momento se reveste de uma importância ainda maior, porque no momento em que a pessoa coloca o nome dela à julgamento da comunidade escolar, ela está dizendo que está arremangando as mangas para trabalhar em prol da educação. Tenho certeza que o trabalho que está dando resultados será levado adiante”, disse.
Para a diretora do Colégio Estadual Dona Isabel, professora Silvania Luiza Chiarello, é um momento difícil para educação, mas o principal projeto é motivar a comunidade escolar e gerenciar as instituições que enfrentam problemas.
“É extremamente importante que hoje nós tenhamos pessoas que ainda conseguem enfrentar um desafio como é ser gestor de uma escola pública, frente a todos os problemas que nós temos. É um momento difícil para educação, mas que nós temos a esperança de que possa melhorar, principalmente com o trabalho dos diretores. Eu acredito que o principal projeto é motivar toda a comunidade escolar e gerenciar as instituições que enfrentam problemas sérios como a questão financeira, por exemplo”, opina.
Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli há 18 anos, única escola de turno integral da rede estadual de Bento Gonçalves, a professora Tânia Regina Ducatti Sasso, acredita que representar a direção de uma escola de tempo integral é uma tarefa desafiadora.
“É desafiador, mas acima disso, o mais importante é considerar que quando nos colocamos a disposição para realizar um trabalho como gestores, nós estamos colocando o nosso trabalho a serviço da comunidade, pela necessidade organizacional que ela apresenta. A escola de tempo integral tem um projeto de formação dentro da parte educacional, social e nutrição. São desafios que devem ser conciliados dentro da gestão, para proporcionar às crianças esse acompanhamento e para que tudo isso se congregue em um currículo e promova uma educação integradora”, destaca.
Conforme o diretor reeleito do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro, professor Alexandre Misturini, um dos principais projetos do triênio é a mudança do novo Ensino Médio já que a escola é piloto para essa alteração, além de outras novidades laboratoriais e tecnológicas que visam a melhoria pedagógica.
“Esse momento é importante também na continuidade do nosso trabalho. Temos novos projetos para educação como a questão da mudança no Ensino Médio, já que o Colégio Bom Retiro é piloto nessa mudança que vai ocorrer em 2020. A educação não para, sempre tem novas diretrizes, nova base nacional curricular, então é preparação, estudo e continuidade do trabalho. Teremos também novidades na escola, como laboratório maker, onde aluno põe em prática o que aprende em sala de aula no laboratório, com impressora 3D e outras ferramentas, além de conexão de internet mais rápida, melhorias na infraestrutura e outras questões. Tudo para melhorar o nosso fazer pedagógico e continuar avançando no uso das tecnologias em sala de aula”, pontua.
Este ano, o diferencial criado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é o curso obrigatório de gestão – sem realizá-lo, diretores e vices não podem assumir o cargo. São 120 horas no sistema de Ensino à Distância (EaD), divididas em três etapas. O curso traz informações sobre o funcionamento de todos os departamentos da secretaria – Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos, Logística, Jurídico e Pedagógico e ensina dicas básicas de gestão.
As 80 horas iniciais já foram realizadas pelos eleitos e, em março, todos terão a etapa final, de 40h. Em cada uma delas, são mostradas ações indispensáveis ao cotidiano de quem desempenha a gestão escolar.
(Fonte: Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora)
Clique na imagem para ampliar:
Os entrevistados:
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)