Geração de oportunidades e ativação da responsabilidade cidadã foram pautas de 2018 do CIC-BG

Há um ano, em dezembro de 2017, Elton Paulo Gialdi assumia a presidência do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) com o intuito de promover oportunidades. “Acredito que o plano deu certo”, comenta, lembrando de situações como o estímulo ao engajamento cívico, oportunizando o debate e o discernimento crítico da sociedade. O ano político pelo qual o Brasil passou, realmente, guiou muitas das ações protagonizadas pelo CIC-BG. Outras frentes de trabalho foram abertas a fim de mostrar a forma de atuação do CIC-BG para a sociedade bento-gonçalvense. Relembre:

Engajamento cívico
Foi uma das bandeiras do presidente do CIC-BG, Elton Paulo Gialdi. A entidade recebeu diversas palestras de cunho político, como o então pré-candidato a presidente Flávio Rocha, a senadora Ana Amélia Lemos, que viria a ser candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Geraldo Alckmin, e o futuro governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Neste contexto, outras ações foram desempenhadas.

A presidente da Federasul, Simone Leite, foi outra que trouxe o tema política para sua fala, destacando a importância do envolvimento empresarial com a questão e defendendo o protagonismo da classe produtora na busca por reivindicações.

O CIC-BG também liderou a sociedade bento-gonçalvense na construção das metas da Agenda 20/20, um conjunto de propostas entregue aos candidatos ao governo do Estado, agregou-se à criação e estimulou o ‘Bento +20’, que irá planejar nosso município para os próximos anos.

Segurança
Tradicional parceiro das demandas que envolvem a segurança em Bento Gonçalves, o CIC-BG mais uma vez uniu-se a outras entidades e contribuiu, decisivamente, para grandes avanços na área. Uma das conquistas foi a construção do novo presídio da cidade, previsto para ser inaugurado em janeiro de 2019. Com isso, a problemática casa prisional instalada em pleno Centro, que oferece riscos à comunidade, será desativada.

O CIC-BG também atuou, como vem fazendo há anos, para sensibilizar a classe empresarial para as necessidades das polícias. Uma das mais recentes investidas foi a intermediação junto ao empresariado para a aquisição de computadores para os alunos que estão no curso de soldados da Brigada Militar – alojados, inclusive, em aposentos financiados por diversas entidades e empresas. Ainda, atuou para sensibilizar a comunidade no novo plano de aquisição de câmeras do Consepro, ampliando o raio de vigilância eletrônica da Brigada Militar.

Sede própria
O ano de 2018 entrará na história do CIC-BG por ser ter sido o primeiro de atuação em sua aguardada nova sede, um sonho acalentado durante décadas. Entregue em dezembro de 2017, o prédio começou a ser utilizado a partir de janeiro deste ano, quando a sede administrativa foi transferida para o novo espaço. O prédio simboliza o associativismo que sempre pautou a atuação do CIC-BG.

Ao lado da mais representativa entidade empresarial da cidade, operam no mesmo prédio – denominado Bento Gonçalves Centro Empresarial –, importantes associações de classe, como a Movergs e o Sindmóveis, do setor moveleiro.

As três foram responsáveis pelo investimento de R$ 17 milhões aplicados na construção do prédio, um complexo de 5 mil m² que também congrega outras entidades – Ascon, Segh, Simplav e Sindibento, Apescont e Consepro. O Bento Gonçalves Centro Empresarial fica localizado na Rua Avelino Luiz Zat, 95, bairro Fenavinho, junto ao Parque de Eventos.

Relacionamento comunitário
Aproximar-se da comunidade onde atua também foi uma das principais ações do CIC-BG durante o ano de 2018 – além da tradicional forma de atuação através da ExpoBento, da Parceiros Voluntários, do Consepro, do Leãozinho do Bem, do PGQP, entre outros.

A entidade tem um histórico compromisso com a sociedade, e nada melhor do que fortificar esse secular laço com uma emblemática festa de Bento Gonçalves: a Fenavinho. O CIC liderou o movimento de retomada da festa em 2019 com a parceria de diversas entidades e do poder público. Outra importante iniciativa neste sentido foi a promoção que reuniu três líderes de grandes marcas da cidade, o Hospital Tacchini, a Vinícola Aurora e a Todeschini, para dividir histórias e vivências desses empreendimentos.

Todas são marcas com trajetória de décadas na sociedade bento-gonçalvense, sendo reconhecidas internacionalmente. Neste ano, também, o CIC-BG instituiu o prêmio Dom Empreendedor, reconhecendo personalidades que, pelo arrojo de suas atuações, elevaram a cidade a patamares de grande desenvolvimento econômico. “Uma forma não apenas de distinguir importantes empresários, mas também de perpetuar seus nomes na história de Bento Gonçalves”, reforça Gialdi.

Novos associados
Muito do trabalho de sensibilizar o empresariado para o engajamento cívico traz, também, a ideia de agregar novos membros ao quadro societário do CIC-BG, assim como as palestras e cursos oferecidos no decorrer do ano. Para Gialdi, esses eventos criam relacionamentos, fortalecendo uma rede de contatos em que a disseminação da informação acaba influenciando empresários não associados ao CIC a procurar a entidade.

Mais de 30 empresas juntaram-se à família CIC-BG neste ano. Se a chegada de novos associados fortifica o associativismo que criou a entidade, essa retribui a eles com representatividade junto a órgãos públicos as reivindicações da classe, além de oferecer grandes descontos em eventos do CIC e no aluguel das salas da entidade.

error: Conteúdo Protegido